Notícias

DPHDM participa do II Simpósio
do Patrimônio Histórico e Cultural Militar


A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) marcou presença no II Simpósio do Patrimônio Histórico e Cultural Militar, realizado pelo Ministério da Defesa (MD) e pelas Forças Armadas entre os dias 1º e 3 de julho, no auditório do Colégio Militar de Brasília. Tendo como propósito discutir novos processos de armazenamento e de gestão da informação de arquivos e bibliotecas, o evento intregra as comemorações alusivas aos 20 anos do MD.




Vice-Diretor da DPHDM, Capitão de Mar e Guerra (T) Fábio Bittencourt Quirino
representou a Marinha do Brasil em uma das mesas do simpósio


Com programação ampla, o encontro possibilitou uma rica sinergia de ideias e experiências entre as esferas militar, civil e acadêmica. As palestras e os debates versaram sobre as boas práticas de gestão da informação, a utilização de novas tecnologias pelas bibliotecas e arquivos para identificar as necessidades informacionais de um documento, e as políticas de acesso à informação. Também foram apresentados projetos e ações do MD no decorrer de suas duas décadas de existência.

O simpósio congregou ainda outros eventos: o V Encontro de Gestão de Arquivos Militares Brasileiros, o IV Encontro de Profissionais de Bibliotecas Militares Brasileiras e o VII Encontro de Gestão de Museus Militares Brasileiros.




Simpósio capitaneado pelo MD promoveu uma valiosa
troca de experiências entre os meios militar, civil e acadêmico


Além do MD (organizador) e da DPDHM, estiveram presentes representantes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; da Biblioteca do Exército (BIBLIEx); do Arquivo Nacional; do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); da Empresa de Gestão de Documentos ISSX; da Universidade de Brasília (UnB); e da Universidade Federal Fluminense (UFF); entre outras entidades.