Tesouros subaquáticos, brincadeiras e literatura para todas as idades deram o tom da presença da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) no 13º Festival Âncora Social, realizado em 28 de julho e 2018, na Casa do Marinheiro (CMN), visando proporcionar lazer, entretenimento e acesso a serviços à Família Naval.
Participando desde a primeira edição do evento, organizado anualmente pela Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), a DPHDM levou a exposição itinerante “Patrimônio Cultural Subaquático Brasileiro”, sobre nove naufrágios históricos ocorridos em nossa costa.
A temática, aliás, serviu de mote para divertir a garotada — como na atividade recreativa “Brincando de ser arqueólogo subaquático”, em que as crianças poderiam localizar, num ambiente recriado de sítio arqueológico, cinco objetos semelhantes aos encontrados em naufrágios, qual um minicanhão.

Além disso, a DPHDM estacionou na CMN sua Biblioteca Volante, fazendo do seu ponto final o início para o público conhecer — sem passagens nem roletas — seu acervo de 2 mil livros de literatura nacional e estrangeira para todas as faixas etárias. Mais uma vez, os pequenos receberam atenção especial, com o “Cantinho da Leitura”, um espaço aconchegante com cerca de 200 títulos infantojuvenis para entreter e enriquecer a turminha leitora.
E não ficou só nisso: os projetos “Trocando Leituras” e “Pegue e Leve”, de troca e doação de livros, respectivamente, também deram as caras no 13º Festival Âncora Social, mostrando que cultura e diversão podem (e devem!) andar lado a lado.