Notícias

DPHDM lança nova edição da revista Navigator no III Simpósio Nacional de História Militar


No dia 14 de agosto de 2018, por ocasião da abertura do III Simpósio Nacional de História Militar (SNHM), realizado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) lançou o número 27 da revista Navigator: Subsídios para a história marítima do Brasil.

Nesta edição, a publicação traz o dossiê temático “150 anos da Passagem de Humaitá: história, memória e repercussões político-militares”, organizado pelo professor doutor Francisco Doratioto, da Universidade de Brasília, autor do livro Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai.

Número 27 da revista Navigator, publicada pela DPHDM,
traz dossiê sobre o sesquicentenário da Passagem de Humaitá



Composto por oito artigos, o dossiê oferece ao leitor importantes e plurais discussões quanto à história e às representações sobre a Fortaleza Humaitá, seus defensores e atacantes. A passagem da então invencível fortificação paraguaia pela Esquadra Imperial brasileira, em 19 de fevereiro de 1868, constituiu-se num dos mais decisivos episódios da Guerra da Tríplice Aliança, maior conflito sul-americano da história..

Publicação da DPHDM, a Navigator visa promover e incentivar o debate e a pesquisa sobre temas de história marítima e naval brasileira, e arqueologia subaquática por meio da produção científica de professores e pesquisadores das referidas áreas do saber. A revista científica está incluída no Qualis, sistema de avaliação de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Departamento de História da DPHDM marca presença
no lançamento da nova edição da Navigator, no III SNHM