Notícias

DPHDM e DCAMN apresentam projeto
do Museu Marítimo na Rio Oil & Gas 2018


Fazendo jus à sua missão de disseminar a consciência marítima entre a sociedade brasileira, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) apresentou, em 24 de setembro de 2018, em parceria com o Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), o projeto do Museu Marítimo do Brasil (MuMa) na abertura da feira Rio Oil & Gas 2018, principal evento da indústria de petróleo e gás da América Latina.

Coube ao Diretor da DPHDM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, e à Diretora da MM Museologia e Projetos Culturais, a museóloga Margareth de Moraes, a apresentação do projeto do MuMa — um museu que desde a sua concepção reafirma a vocação marítima do Brasil e que corrobora a inclinação do Centro do Rio de Janeiro em oferecer espaços de cultura e entretenimento.

Vice-Almirante Mathias apresenta
o projeto do MuMa na abertura do Rio Oil & Gas 2018



Previsto para 2022, o MuMa preenche, segundo o Vice-Almirante Mathias, uma lacuna aberta há muito tempo: preservar e difundir a história da “comunidade marítima, composta por empresas de navegação, seus navios e, sobretudo, tripulações, estaleiros e demais ‘atores’, como as indústrias naval, petrolífera e de pesca”.

Ainda em fase de captação de recursos, o MuMa será construído no píer do Espaço Cultural da Marinha, no Boulevard Olímpico, abordando temas como história, ciência, tecnologia, arte e cultura marítimas. Loja, auditório, área educativa, restaurante e mirante com vista para a Baía de Guanabara completam este projeto de museu contemporâneo, alinhado com os conceitos de acessibilidade e sustentabilidade.

DPHDM e DCAMN mantiveram estande
sobre o MuMa durante os quatro dias da feira