Notícias

DPHDM comemora seus 76 anos
em cerimônia militar na Ilha Fiscal


Responsável pela salvaguarda da memória da Marinha do Brasil (MB), a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) celebrou a própria história, realizando, no dia 18 de junho de 2019, uma cerimônia militar alusiva ao seu 76º aniversário, cuja data oficial é 8 de junho. Realizada na Ilha Fiscal, a solenidade foi presidida pelo Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues.


Cerimônia na histórica Ilha Fiscal celebrou os 76 anos da DPHDM
trabalhando em prol da preservação e divulgação da memória da Marinha


Lida pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias, a Ordem do Dia ressaltou o empenho e profissionalismo empregados por toda a tripulação para a consecução da missão histórico-cultural da DPHDM ante a MB, a sociedade e o País. Destacou também os resultados conquistados no último ano, como a visitação de cerca de 165 mil pessoas ao Complexo Cultural da Marinha, dentre os quais, em torno de 17.400 estudantes de escolas públicas e particulares.

Coube ainda salientar a realização de mais de 60 apresentações sobre História Naval e Arqueologia Subaquática; o atendimento de mais de 8.200 consultas ao Arquivo da Marinha e ao Departamento de História; as visitas técnicas e assessorias, em gestão arquivística ou museológica, prestadas para aproximadamente 45 Organizações Militares da MB; a promoção de diversos projetos e oficinas culturais, técnicas e educativas; e o lançamento do primeiro e-book da Marinha, Recomendações para o futuro comandante, do Vice-Almirante (Refº) Luiz Sergio Silveira Costa.


Almirante de Esquadra (Refº) Mauro Cesar participou da entrega
dos prêmios aos militares da DPHDM que se destacaram em 2018


Além do Secretário-Geral da Marinha, prestigiaram a cerimônia ex-Diretores; autoridades, como o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Mauro Cesar Rodrigues Pereira, e o ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Roberto de Guimarães Carvalho; e representantes de instituições culturais, parceiras da DPHDM, dos meios militares e civis.