NOTÍCIAS

DPHDM celebra seu 76º aniversário
lançando a nova edição do livro Arte Naval


Para comemorar seus 76 anos trabalhando em prol da memória histórico-cultural da Marinha do Brasil, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) lançou, em 18 de junho de 2019, no Salão Nobre da Ilha Fiscal, a nova edição do livro Arte Naval, volumes I e II, de autoria do Vice-Almirante Maurílio Magalhães Fonseca.


Almirantes de Esquadra (Refº) Guimarães Carvalho e Mauro Cesar, ao centro,
receberam os primeiros exemplares da nova edição do livro Arte Naval


Um clássico desde sua publicação, em 1954, a obra chega à sua 8ª edição com o mesmo vigor em servir como fonte inequívoca para o conhecimento e assimilação das tradições navais — pronta para exercer nos marinheiros e marinheiras, de hoje e de amanhã, o mesmo fascínio que tem arrebanhado gerações e gerações de estudiosos há 65 anos.

Sob coordenação do Capitão de Mar e Guerra (Refº) Francisco de Paula Morterá Rodrigues, o livro foi totalmente reformulado, revisado e atualizado, atendendo aos avanços tecnológicos impostos pelo tempo. O volume I traz definições sobre os componentes e estruturas de um navio; tipos de embarcações; construção naval; além dos conceitos e trabalhos afetos à marinharia. O volume II, por sua vez, dedica-se aos instrumentos e sistemas de marinharia; técnicas de manobra de navio, procedimentos para transporte de cargas; convenções, leis e regulamentos ligados à atividade marítima; e, ainda, questões importantes quanto à sobrevivência no mar e à segurança da navegação.


Equipe do Departamento de Publicações e Divulgação, da DPHDM,
celebra o lançamento da 8ª edição do clássico Arte Naval


O lançamento da nova edição do Arte Naval contou com a presença do Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues; do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Mauro Cesar Rodrigues Pereira; do ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra (Refº) Roberto de Guimarães Carvalho; e do Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante (RM1) José Carlos Mathias; além de outras autoridades, militares e civis.