Em um auditório lotado por militares da MB e tripulantes da OM, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha apresentou no Museu Naval, no dia 31 de janeiro, a palestra “Gestão e Fiscalização de Contratos”. O evento pretendia ser apenas um adestramento interno, mas devido à importância do tema e à necessidade de informações sobre o assunto, acabou aberto a outras organizações militares da área. Grande parte do interesse também se deveu à capacitação do palestrante, professor Jander Leal dos Santos. Economista, Bacharel em Direito e Mestre em Planejamento Estratégico Ambiental, Jander é coordenador do MBA em Licitações e Contratos da Universidade Cândido Mendes/ Instituto AVM e atua como Pregoeiro da DPHDM.
A apresentação foi iniciada com as palavras do Diretor da OM, Vice-Almirante José Carlos Mathias, que ratificou a importância de se conhecer e observar as etapas e processos para contratação pública de bens e serviços. Jander, por sua vez, lembrou que os expectadores já fazem o papel de fiscais em suas vidas privadas. Afinal, cada um tem o hábito de supervisionar tarefas que lhe são rotineiramente prestadas, como reformas caseiras, trabalho doméstico, entre outros. Em seguida, foram abordados assuntos como atribuições do fiscal, renovação e alteração contratual e fluxos do recebimento de serviço.
Após duas horas de explanação para uma plateia interessada e participativa, a palestra chegou ao fim com o depoimento da Vice-Diretora da DPHDM, a CMG (T) Regina Boanerges Siqueira. A oficial superior já atuou como fiscal de contratos ao longo de sua carreira militar e conhece de perto a responsabilidade que tal função exige. Outras edições deste treinamento serão planejadas pela DPHDM e publicadas eventualmente em BONO.