Notícias

Biblioteca da Marinha, gerida pela DPHDM,
recebe doação de livros da BIBLIEx


A data de 26 de junho de 2020 marcou mais uma ação de sinergia das Forças em favor da cultura e do fomento à leitura. Como departamento da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), a Biblioteca da Marinha recebeu neste dia a doação de mais de 500 livros da Biblioteca do Exército (BIBLIEx), versando sobre temas como história do Brasil e mundial, geopolítica, psicologia militar, guerras históricas e biografias, entre outros.


Diretor da BIBLIEx, o Coronel Marco entrega um dos livros doados
à Primeiro-Tenente (T) Jéssica Nascimento, da Biblioteca da Marinha


Representando a Biblioteca da Marinha e a DPHDM, a Primeiro-Tenente (T) Jéssica Pereira do Nascimento, bibliotecária, Encarregada da Divisão de Gerência e Coordenação da Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (Rede BIM), recebeu os livros doados na sede da BIBLIEx, no Palácio Duque de Caxias (RJ), do Diretor desta biblioteca coirmã, o Coronel de Cavalaria Marco André Leite Ferreira.

Do total de títulos doados, cerca de 230 irão enriquecer os acervos da própria Biblioteca da Marinha, em especial de seus serviços de extensão: a Biblioteca Volante e a Biblioteca Rotativa. Com uma quilometragem de 47 anos de história, a Biblioteca Volante visita com seu ônibus dezenas de Organizações Militares de terra da Marinha do Brasil (MB) na cidade do Rio de Janeiro e adjacências, incentivando a leitura em nosso público interno. Com uma origem que remonta ao século XIX, a Biblioteca Rotativa, por sua vez, empresta livros de variados gêneros para navios da MB em comissão.


Doação de mais de 500 livros da BIBLIEx para a Biblioteca da Marinha
enriquece o acervo bibliográfico da DPHDM e das bibliotecas da Rede BIM


As demais obras serão distribuídas para a Escola Superior de Guerra (ESG), a Escola Naval (EN), a Escola de Guerra Naval (EGN), o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), equipando suas bibliotecas com mais literatura de instrução e qualidade. Além disso, a vasta doação de títulos circulará, por meio de empréstimos, entre as 44 bibliotecas integrantes da Rede BIM, incrementando o intercâmbio bibliográfico.