No dia 5 de setembro de 2018, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promoveu uma palestra sobre dependência química. De caráter socioeducativo, a iniciativa da diretoria visa orientar e melhorar a qualidade de vida de sua tripulação.
Proferida pela servidora civil Gisele Rongel, psicóloga da Equipe do Centro de Dependência Química da Marinha (CEDEQ), do Hospital Central da Marinha (HCM), a apresentação foi assistida atentamente por cerca de 70 militares e servidores civis da DPHDM no auditório do Museu Naval.

Alertando sobre o uso abusivo de álcool, cigarro e substâncias ilícitas, a palestra teve como propósito conscientizar a tripulação, em especial aqueles mais jovens, sobre os efeitos das drogas no organismo e suas graves consequências em diversas searas — física, profissional, econômica, social e, sobretudo, familiar.
Além disso, a apresentação permitiu ao público conhecer o trabalho realizado pelo CEDEQ, prestando apoio ao usuário (e, extensivamente, aos seus familiares) com profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e assistência social. A psicóloga orientou, ainda, sobre como identificar um dependente químico e como é feito o encaminhamento do militar — e também inativos, dependentes e pensionistas — para tratamento. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (21) 2104-5588.