DIRETOR


Vice-Almirante (RM1) JOSÉ CARLOS MATHIAS



Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha desde junho de 2016, é graduado pela Escola Naval e especializado em Sistemas de Armas.

Concluiu com êxito os cursos de: Comando de Estado-Maior e Superior de Guerra Naval, na Escola de Guerra Naval (EGN); Altos Estudos em Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra (ESG); e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica, realizado na Fundação Getúlio Vargas.

Atuou como Adido Naval na África do Sul e Moçambique, exercendo atividades administrativas e diplomáticas. Como Oficial General, foi Comandante e Titular das seguintes Organizações Militares: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), destinado à formação de Oficiais para a Marinha Mercante; Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), organização de ensino responsável pela formação, especialização e aperfeiçoamento das Praças da Marinha do Brasil; Comando do 7º Distrito Naval; e Diretor dos Sistemas de Armas da Marinha. No Ministério da Defesa, exerceu o cargo de Vice-Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Desenvolveu suas habilidades e competências operativas nos principais navios da Esquadra Brasileira, destacando-se nas funções de Imediato no Rebocador de Alto Mar Almirante Guillobel e na Fragata Independência, e na função de Comandante do Navio Varredor Anhatomirim, da Corveta Jaceguai e do 1º Esquadrão de Apoio.