Serviços da Biblioteca

Empréstimo domiciliar de livros

Procedimento: o usuário deverá ser cadastrado e possuir senha no sistema de gerenciamento do acervo da Biblioteca, devendo para isso ser militar (reserva ou ativa) ou servidor civil da Marinha. A quantidade máxima de livros para empréstimo é de três por usuário. O prazo de empréstimo é de 30 dias.

Renovação: poderá ser efetuada na recepção do salão de leitura, por telefone ou pelo link da Internet. O acesso ao usuário será realizado por meio de senha cadastrada na Biblioteca. O material poderá ser renovado por duas vezes, caso não haja reserva por parte de outro usuário.

Reserva: o material em reserva deverá ser retirado pelo usuário no prazo de 48 horas e também poderá ser efetuado na recepção do salão de leitura.

Documentos necessários para cadastro: identidade, comprovante de residência e preenchimento de formulário disponível no salão de leitura.

Empréstimo entre Bibliotecas

O usuário cadastrado deverá entregar o formulário preenchido de empréstimo entre bibliotecas para que seja providenciado o encaminhamento do livro a ser retirado no salão de leitura da Biblioteca da Marinha.

Importante!

As instituições que poderão obter empréstimo de materiais bibliográficos são as Bibliotecas Integrantes da Rede de Bibliotecas da Marinha – Rede BIM, Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa (REBIMD), bibliotecas de entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos. Ressalta-se que o empréstimo entre bibliotecas só será possível caso a obra possa ser emprestada pela Biblioteca cooperante. Da mesma forma que os prazos para o empréstimo, renovação e reserva serão estabelecidos de acordo com as normas da biblioteca possuidora da obra.

Consulta online ao acervo