Histórico

Criada em 2004, a Rede de Bibliotecas Integradas da Marinha (BIM) visa à integração e ao intercâmbio do acervo de todas as bibliotecas existentes no âmbito da Marinha em uma única base de dados. A Rede utiliza o Sistema Pergamum como gerenciador de bibliotecas, proporcionando consulta única, com maior rapidez em pesquisas, padronização no processamento técnico e a eficiência no atendimento aos usuários.

A Gerência e a Coordenação da Rede BIM são de competência da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) executadas pela Biblioteca da Marinha. Compete também à Biblioteca da Marinha prestar assessoria e suporte através dos treinamentos às OM participantes da Rede BIM.

As OM gerenciarão os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros necessários para a inclusão de dados bibliográficos no sistema.

Anualmente é realizado um encontro com os encarregados das Bibliotecas Integrantes da Rede BIM com o objetivo de divulgar as alterações das novas versões do sistema, assim como atualizações na área de Biblioteconomia e procedimentos a serem adotados pela Rede.

Em 2011, a Rede BIM passou a integrar a Rede de Bibliotecas do Ministério da Defesa, a REBIMD, que tem por finalidade a integração de recursos informacionais, como acervos bibliográficos, catálogos de teses e dissertações, documentos digitais relacionados ao Ministério da Defesa, Comandos da Marinha, Exército e Aeronáutica.