Notícias

DPHDM realiza “Bate-papo com o Autor” sobre o livro Marinha do Brasil: uma síntese histórica


No dia 26 de maio de 2021, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) promoveu, na Biblioteca da Marinha (BM), seu sétimo “Bate-papo com o Autor”, dessa vez, com o organizador do livro Marinha do Brasil: uma síntese histórica, Contra-Almirante (RM1) Guilherme Mattos de Abreu.


Contra-Almirante (RM1) Guilherme apresentou o livro e respondeu a perguntas feitas pelo público



Estreitando a distância entre escritores e pesquisadores com o público-leitor, o projeto foi realizado pela primeira vez na internet, via plataforma WebEx, em respeito às restrições da Covid-19. Tema da “conversa”, a obra — lançada em dezembro de 2018, pela Editora SDM — conta em suas páginas a trajetória histórica de nossa pioneira Força Naval e, por conseguinte, do próprio País. O “bate-papo” trouxe a público o processo de criação do livro e elencou os episódios marcantes da história brasileira “pelo mar” em seus capítulos, com destaque para a participação fundamental da Marinha no processo de independência do Brasil e unificação do território nacional.

A plateia online reuniu cerca de 70 pessoas, entre civis e militares, dentre os quais o antigo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior (também um dos autores do livro) e o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos.


Evento organizado pela Biblioteca da Marinha reuniu civis e militares interessados em conhecer mais sobre o livro


Escrito com rigor e precisão histórica, Marinha do Brasil: uma síntese histórica é bibliografia dos concursos para a Marinha e um dos títulos do Proleitura, programa de incentivo à leitura para oficiais subalternos e intermediários da cadeia de comando da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM).