HISTÓRICO
Em 5 de setembro de 1998 chegou ao Porto do Forno, no município de Arraial do Cabo-RJ, o Navio Mercante de bandeira liberiana Clipper Ipanema trazendo a bordo 23 aeronaves A-4 Skyhawk de fabricação norte-americana, adquiridas pela Marinha do Brasil junto ao governo do Kuwait.
As 23 aeronaves Skyhawk receberam no Brasil a denominação de AF-1 (para a versão com um assento – monoplace) e AF-1A (para a versão de treinamento com dois assentos – biplace), vindo a compor o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque, cuja cerimônia de ativação se deu em 02 de outubro de 1998 na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia. Dentre as atribuições das aeronaves destacavam-se o seu emprego na defesa aérea de forças navais, e, para tal, foram embarcadas no Navio-Aeródromo Ligeiro Minas Gerais, e, posteriormente, no Navio-Aeródromo São Paulo.
Na época de sua aquisição pela Marinha do Brasil, o Skyhawk era um dos caças aeronavais de maior sucesso no mundo, tendo sido utilizados na Primeira Guerra do Golfo e constituindo equipamento de primeira linha de diversos países, como Argentina, Cingapura e Nova Zelândia, sendo também empregado de maneira restrita pelos Estados Unidos. Durante 27 anos, várias de suas versões foram produzidas e somente em 1994 foi retirado de uso nas unidades de elite da Marinha dos Estados Unidos. Os Skyhawks adquiridos para a Aviação Naval brasileira tinham reduzido número de horas de voo (em média de 1.700 horas).
FUNCIONAMENTO
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Características principais quando de sua aquisição
- Fabricante - McDonell Douglas, Estados Unidos da América, 1979.
- Emprego - Ataque (A) e Interceptação (F).
- Dimensões – Envergadura: 8,38m; Comprimento: 12,59m (AF-1), 13,29m (AF-1A); Altura: 4,57m (AF-1), 4,75m (AF-1A).
- Pesos – Básico Operacional: 5.800kg (AF-1), 6.100kg (AF-1A). Máximo de decolagem: 11.600kg.
- Velocidade máxima – cerca de 594 nós (1.100 km/h ou 0,9 Mach).
- Teto – 46.000 pés (14.000 metros).
- Propulsão – Turbinas Pratt& Whitney J52-P-8B.
- Armamento interno – 2 canhões Mk. 12 de 20mm.
- Armamento externo – cinco “pontos duros”, sendo um ventral com capacidade para 1.588kg, dois subalares internos para 2.250 libras (1.021kg) e dois subalares externos para 454kg para bombas e mísseis AIM-9 Sidewinder.
- Alcance de translado – 2.000 milhas (3.219km).
Equipamentos instalados nas aeronaves recebidas pela Marinha do Brasil
- Head Up Display (HUD).
- Câmera fotográfica de reconhecimento.
- Lança-foguetes de 124mm.
- Lançador de chaff AN/ALE-29-a.
- Weapons Delivery andNavigation System (WDNS).
- Míssil ar-ar: AIM-9H Sidewinder.
- Radar-altímetro AN/APN-194 (V).
- Agulha giroscópica AN/ASN-89 (V).
- Computador de voo AXC-666A-103.
- UHF: AM20B.
- UHF/ADF AN/ARC-159.
- Telebriefing.
- TACAN AN/ARN-84 (V).
- VOR/ILS Marker Beacon.
- ADF AN/ARA-50.
- Radar IFF AN/ARX-72 (V).
- Radar AN/ARQ-145B (V) 1.
- Gancho de pouso.
- Assento ejetávelEscapac IG-3 (zero-zero).
- Paraquedas de frenagem.
- Probe para reabastecimento em voo (REVO).
- Speedbrake.