No dia 18 de junho de 2018, por ocasião das comemorações do 75º aniversário da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), foi lançado o segundo volume da série “Coletânea”, da Revista Marítima Brasileira (RMB), reunindo artigos do Vice-Almirante Armando Amorim Ferreira Vidigal (1928-2009), um dos mais importantes estrategistas da Marinha no século XX.
Além de familiares, amigos e admiradores do Almirante Vidigal, diversas autoridades — como o ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, e o Secretário-Geral da Marinha, Almirante de Esquadra Liseo Zampronio — prestigiaram o lançamento, realizado na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro. Profundo estudioso da estratégia naval e pesquisador reconhecido na área acadêmica, o Almirante Vidigal publicou, entre 1973 e 2009, 47 artigos — 41 deles na RMB, da qual foi um dos mais assíduos colaboradores.
reúne 16 artigos escritos pelo Almirante Vidigal

Articulista profícuo, é autor de seis livros, dentre os quais se destaca o clássico Evolução do Pensamento Estratégico Naval Brasileiro. Assinou também capítulos em outras obras, tendo sempre a história e a estratégia navais como mote, e coordenou dois títulos relevantes para discutir a temática em que se debruçou por toda a vida — Amazônia Azul: o mar que nos pertence e Guerras no mar: batalhas e campanhas navais que mudaram a história, ambos publicados pela Editora Record.
Publicação oficial da Marinha do Brasil, editada pela DPHDM, a RMB é a revista marítima mais antiga do mundo em atividade, sendo publicada desde 1851. Com edição trimestral, destina-se à publicação de artigos, dissertações, teses e notícias do dia a dia militar que visam disseminar a consciência marítima. A série “Coletânea”, da RMB, compila os principais textos produzidos por pensadores navais em áreas afetas ao Poder Marítimo, nacional e internacional, como Artes Militares, Ciência e Tecnologia, Economia, Guerras, Forças Armadas, História, Meio Ambiente, entre outras.
os primeiros exemplares da obra