Celebração da Memória e da Cultura no Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus, ocasião para refletir sobre o papel fundamental que essas instituições desempenham no desenvolvimento e na preservação da identidade cultural da sociedade. Neste contexto, a Marinha do Brasil se destaca como pioneira entre as Forças Armadas, tendo inaugurado seu primeiro museu, o Museu Naval, em 1884.



CF (T) Miriam conduz o encontro entre as OM

Em homenagem à data, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) preparou uma série de atividades. Em 14 de maio, um encontro online uniu as Organizações Militares que possuem equipamentos culturais, como museus, salas de memória e espaços culturais visando passar orientações, sanar dúvidas e trocar de experiências.



Tripulação participa da Roda de Conversa inspirada no livro “Vamos ao Museu”

Já no dia 16, o Museu Naval exibiu o minidocumentário “O Atlântico Sul na construção do Brasil Independente”. Em seguida, teve a "Oficina de Resgate de Memórias" e a "Roda de Conversa", inspirada no livro “Vamos ao Museu”, da Ed. Moderna, abrindo espaço para diálogo e reflexão. Para encerrar o dia, uma "Conversa no Museu" ofereceu aos participantes uma perspectiva única por trás das exposições, explorando o processo criativo e os desafios enfrentados na construção de uma narrativa visual.