PNT, TNA e PPM

Atividades em unidades "offshore" móveis, em plataformas fixas, em navios de passageiros e em companhias de navegação demandam, entre outros requisitos, habilitações específicas, voltadas para a salvaguarda da vida humana no mar e   para a segurança e proteção de navios e instalações marítimas / portuárias.

Profissionais Não Tripulantes (PNT)

Os Profissionais Não Tripulantes (PNT) são denominados todos aqueles que, sem exercer atribuições diretamente  ligadas à operação da embarcação, prestam serviços eventuais a bordo, tais como profissionais das áreas de alimentação, hotelaria, esporte, lazer e entretenimento nos navios de passageiros e em plataformas.

Tripulantes Não Aquaviários (TNA)

Os Tripulantes Não Aquaviários (TNA) são definidos como  profissionais não aquaviários que fazem parte da tripulação marítima das unidades “offshore” móveis e das plataformas, exercendo funções referentes à operação dessas  unidades, devendo ser habilitados por meio de cursos específicos, realizados em instituições credenciadas pela Autoridade Marítima. 

Profissionais de Proteção Marítima (PPM)

Os Profissionais de Proteção Marítima (PPM) são todos aqueles que realizam o Curso para Profissionais de Proteção Marítima (CPPM) e se qualificam para exercer as funções de  Coordenador de Proteção da Companhia (Company Security Officer – CSO) ou de Oficial de Proteção de Navio (Ship Security Officer – SSO), de acordo com a Circular/MSC 1154/2005 da IMO, ou de seus auxiliares ou de docentes de cursos de Proteção Marítima.

Essas três (3) siglas (PNT; TNA e PPM) são utilizadas nos números dos certificados dos cursos realizados, conforme as orientações contidas na NORMAM-24.

A relação de cursos consta no anexo "A" das Normas da Autoridade Marítima para Credenciamento de Instituições para Ministrar Cursos e Treinamentos Complementares (NORMAM-24). O detalhamento de cada curso e das suas disciplinas pode ser acessado, clicando nos seus respectivos títulos.

Para acessar a relação de cursos, clique aqui

Para acessar a relação de Instituições Credenciadas para Ministrar Cursos Profissionais, clique aqui