Diretoria de Portos e Costas recebe os Oficiais do ESPOC-I/2019

A Diretoria de Portos e Costas (DPC) finalizou, no dia 19 de julho, o Estágio Preparatório para Oficiais (ESPOC-I/2019), destinado aos militares designados para trabalhar nas Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil. Também participaram do ESPOC Oficiais do Comando de Operações Navais, da Diretoria-Geral de Navegação e dos Estados-Maiores dos Comandos dos Distritos Navais.

Ao longo do Estágio, militares da DPC ministraram palestras relacionadas ao Ensino Profissional Marítimo, à Segurança do Tráfego Aquaviário e às Vistorias e Inspeções Navais. Parte da programação também foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), onde participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre embarcações empregadas em mar aberto e em navegação interior, convenções e códigos internacionais, tráfego e permanência de embarcações em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), entre outros assuntos.

A programação contou ainda com visitas ao Tribunal Marítimo (TM), à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e ao Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga (CIANB), onde foram realizados Jogos Simulados e apresentados estudos de casos com o objetivo de desafiar os participantes a buscarem soluções para resolver situações envolvendo acidentes marítimos, relacionamento com a mídia e aplicação de penalidades.