DPC promove reunião com ANTAQ para tratar da implementação da Seção Nacional da Pianc

No dia 02 de maio, a Diretoria de Portos e Costas (DPC) recebeu o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Mário Povia, acompanhado de comitiva, para um encontro que teve o propósito de apresentar a visão da DPC quanto à necessidade da criação da Seção Nacional da Pianc (Permanent International Association of Navigation Congresses). A Pianc é a organização global que fornece orientação para a infraestrutura de transporte marítimo sustentável de portos e hidrovias. É também um fórum em que profissionais de todo o mundo se unem para prestar consultoria especializada em infraestrutura econômica com o intuito de desenvolver o transporte aquaviário. A ANTAQ é membro qualificado da Pianc, enquanto a DPC é membro corporativo.

O foco da criação da Pianc diz respeito, sobretudo, à possibilidade de maior interação nas discussões técnicas necessárias entre todos os envolvidos nos pedidos e nas análises dos processos de obras portuárias, de simulações, incluindo avaliação de alteração de parâmetros operacionais.

Durante o encontro, o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, abordou pontos importantes das atribuições da Autoridade Marítima Brasileira, inclusive quanto à inclusão de referência bibliográficas da Pianc nas Normas da Autoridade Marítima, atendendo as recomendações das Circulares da IMO.

Na ocasião, a Encarregada da Divisão de Prevenção da Poluição da DPC, Capitão-Tenente (T) Adriana Pina, palestrou sobre a relevância do estabelecimento da Seção Nacional da Pianc para o crescimento do transporte aquaviário, sem comprometimento da segurança da navegação. Durante a apresentação foram discutidos quais os procedimentos necessários para a criação da referida seção.