Marinha participa do XVI Simpósio de Segurança do Navegador Amador

No período de 11 a 14 de abril, a comunidade náutica compareceu em peso para prestigiar a XVI edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador. O evento ocorreu no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), e teve como propósito transmitir aos participantes experiências e conhecimentos de segurança da navegação, além de difundir a mentalidade marítima e os procedimentos previstos nas Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (NORMAM-03/DPC).

Apoiado pela Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Portos e Costas, sob a coordenação da empresa Brancante Seguros, o Simpósio foi prestigiado por diversas autoridades e navegadores experientes, a exemplo do Comandante da Marinha e Autoridade Marítima Brasileira, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante de Esquadra Lizeo Zampronio, do Diretor-Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Leornardo Puntel, e demais membros do Almirantado.

A programação do evento teve início no dia 11, com a realização de aulas práticas de moto aquática para a capacitação na categoria Motonauta. O dia 12 foi reservado às práticas do “Dia de Mar”, ocasião em que os participantes puderam vivenciar as possíveis situações presentes em caso de um acidente com embarcações. Na oportunidade, foram passadas instruções importantes como a utilização de equipamentos e sistemas de combate a incêndio, coletes salva-vidas, noções de primeiros socorros, meteorologia, assim como a realização de exercício de abandono e de resgate de homem ao mar. Como não poderia deixar de ser, o apoio da Marinha do Brasil foi fundamental, ao ceder recursos humanos e materiais para o êxito dos treinamentos .

O ciclo de palestras do Simpósio teve seu início no dia 13, quando foram abordados diversos temas com o objetivo de informar e instruir os navegadores para as questões que envolvem a navegação de esporte e recreio. Na ocasião, o Comandante da Marinha enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Coordenador do evento, o navegador Carlos Brancante, que desde o ano 2000 realiza o Simpósio,  sempre focado na responsabilidade dos Comandantes de embarcação.

Nessa mesma linha, o Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, ressaltou o valor do Simpósio não só para conscientizar a comunidade náutica da importância de se promover uma navegação mais segura, como também prezar pela prevenção da poluição hídrica e a salvaguarda da vida humana no mar.

Outro destaque do ciclo de palestras foi a apresentação da família Schurmann, a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. O velejador Vilfredo Schurmann, ministrou a palestra "35 Anos Navegando com Segurança".

O encerramento do evento ocorreu no dia 14 de abril, com a realização de exames escritos para as categorias de Arrais-Amador, Mestre-Amador e Capitão-Amador. Na oportunidade, os 140 participantes aprovados já saíram do evento com suas Carteiras de Habilitação de Amador (CHA) emitidas.