Marinha do Brasil participa do 42º Encontro Nacional de Praticagem

De 27 a 30 de novembro, a Marinha do Brasil (MB), representada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), participou do 42º Encontro Nacional de Praticagem, evento realizado em Foz do Iguaçu (PR) em que práticos de todo o Brasil trocaram experiências com diferentes autoridades sobre temas importantes da atividade.

Na ocasião, o DPC, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, abriu o ciclo de palestras, discorrendo sobre as atribuições da Autoridade Marítima e a  relação da MB com a praticagem. A programação contou também com palestras relacionadas ao agronegócio e seus impactos no sistema portuário; ao direito marítimo; aos riscos e à eficácia em operações de rebocagem; bem como ao funcionamento dos navios autônomos. 

Ainda como parte do ciclo de palestras, o Diretor do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra), Porthos Lima, realizou apresentação sobre o aplicativo "No Rumo Certo", que traz informações sobre os equipamentos de embarque e desembarque dos navios. No último dia do Encontro, o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, e o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, falaram sobre as responsabilidades do prático no exercício da atividade. Já o ministro dos Transportes, Valter Casimiro, expôs os investimentos do governo em todos os modais.