Marinha do Brasil participa da 4ª Conferência de Direito Marítimo, Portuário e do Mar da OAB-RJ

O Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, como representante da Autoridade Marítima Brasileira, realizou a abertura da 4ª Conferência de Direito Marítimo, Portuário e do Mar, ocorrida na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro (OAB-RJ), no dia 07 de agosto de 2018.

Em seu discurso, o DPC parabenizou a escolha dos assuntos abordados no evento, dentre os quais destacou as questões envolvendo novas tecnologias, logística marinha, segurança da navegação, técnicas de investigação de acidentes e as perspectivas e atualidades da navegação offshore. O Vice-Almirante Roberto ressaltou, ainda, a necessidade de estudos de Convenções Internacionais, visando a internalização das mesmas ao Direito Marítimo Brasileiro. Este tema foi debatido durante o 3º painel da programação e contou com a participação do Assessor Jurídico da DPC, Capitão de Fragata Wellington Nogueira Camacho.

Além da DPC, a Marinha do Brasil também esteve representada no evento pelo Comandante do Primeiro Distrito Naval, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, pelo Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho e demais Oficiais. Entre as autoridades jurídicas, destaque para a presença do Presidente da Comissão de Direito Marítimo, Portuário e do Mar da OAB-RJ, Dr. Godofredo Mendes Vianna, bem como de Desembargadores e Juízes interessados no assunto.