Aquaviários

Os Aquaviários são distribuídos como Oficiais e Subalternos, nos Grupos de Marítimos, Fluviários, Pescadores, Mergulhadores, Práticos e Agentes de Manobra e Docagem.

Os Aquaviários se subdividem em Seções e Categorias, saiba mais clicando aqui.

 

Os Marítimos  exercem suas funções a bordo de embarcações mercantes  ou de apoio marítimo, atuando na navegação de longo curso (entre  portos  brasileiros   e  portos  estrangeiros), de cabotagem (entre portos brasileiros), ou de apoio marítimo (entre portos brasileiros e bacias petrolífras brasileiras).

 

Os Fluviários exercem suas funções a bordo de embarcações navegação interior que realizam o transporte de passageiros e de carga, atuando nas hidrovias interiores (rios, lagoas, etc)

 

Os Pescadores sao tripulantes de embarcações de pesca, formados pela  Marinha do Brasil no que se refere à operação da embarcação. É necessário estar licenciado ou registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para  receber a carteira de pescador profissional e poder exercer a atividade.

 

Os Mergulhadores Profissionais executam inspeções e reparos em embarcações e instalações submersas.

 

Os Práticos prestam  assessoria aos Comandantes, em determinadas áreas marítimas restritas, visando a movimentação segura da embarcação.

 

Os Agentes de Manobra e Docagem executam  manobras de navios em diques, estaleiros e carreiras.

 

As várias  formas  de ingressar  na carreira  de  Aquaviário  (Profissional da Marinha Mercante) estão detalhadas no capítulo 1 das  Normas da  Autoridade Marítima   para  Aquaviários (NORMAM -13/DPC), conheça  esse e os  demais  aspectos  da  carreira  contidos  na  NORMAM, clicando aqui.

 

Para saber mais sobre os cursos acesse  o Programa  do  Ensino Profissional  Marítimo  para  Aquaviários (PREPOM - Aquaviários / 2020),  que  inclui  as  ementas  e  a  programação  anual  dos  cursos  no  seu (anexo "A"), clique aqui.

- Ficha de Inscrição nos Cursos do PREPOM

Saiba mais sobre habilitação e cadastro de mergulhadores profissionais, sua formação pelas entidades credenciadas pela Autoridade Marítima Brasileira para ministrar cursos de mergulho profissional e atividades subaquáticas, acessando as Normas da Autoridade Marítima para Atividades Subaquáticas (NORMAM -15/DPC), clicando aqui.

Veja  a  relação de  Escolas  de  mergulho  profissional,  credenciadas  pela  Autoridade Marítima Brasileira clicando aqui.

Saiba mais sobre o Serviço de Praticagem, acessando as Normas da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM -12/DPC), clicando aqui.

INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PELA DPC PARA APLICAR CURSOS DO ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO PARA AQUAVIÁRIOS.

REQUISITOS PARA CREDENCIAMENTO DE EMPRESAS EAD.

INSTITUIÇÕES COM ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA.

CONSULTA DE MÉDICOS AUTORIZADOS NO BRASIL