Marinha do Brasil participa de reunião internacional sobre segurança marítima, no Rio de Janeiro

No dia 21 de setembro, foi realizado, no Rio de Janeiro, a Reunião do Comitê de Segurança Marítima da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF). Convidado pelo Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR), o Diretor de Portos e Costas (DPC), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, realizou a palestra de abertura do evento. Na ocasião, estavam presentes representantes de sindicatos afetos à área marítima de diversos países, incluindo Estados Unidos, Suécia, Taiwan, entre outros. Participaram também o Presidente do SINDMAR, Severino Almeida Filho, e o Diretor de Relações Internacionais do sindicato, Carlos Augusto Müller.

Durante sua apresentação, o DPC destacou aspectos envolvendo a Amazônia Azul e os poderes marítimo e naval do Brasil. A estrutura da Autoridade Marítima Brasileira também foi citada, bem como as atividades desenvolvidas pela DPC, a exemplo do Ensino Profissional Marítimo (EPM), da Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) e do meio ambiente marinho.

Cerca de 700 sindicatos, representando mais de 16 milhões de trabalhadores de 150 países integram ITF. A Federação possui assento na Organização Marítima Internacional (IMO) como entidade observadora e representa todas as categorias de marítimos. As reuniões do Comitê buscam discutir as matérias que estão sendo propostas no Maritime Safety Committee da IMO, alinhando ações e posições em defesa dos interesses dos trabalhadores.