Acidentes de Navegação

O Departamento de Inquéritos e Investigações de Acidentes de Navegação da Diretoria de Portos e Costas  também analisa  as investigações de segurança de acidentes e incidentes marítimos ocorridos com navios de qualquer bandeira nas águas jurisdicionais brasileiras, em conformidade com o Código de Investigação de Acidentes da Organização Marítima Internacional (IMO). O principal objetivo das investigações de segurança  é determinar as circunstâncias e as causas do acidente muito grave ou acidente/ incidente considerado  relevante  com o propósito de prevenir novos acidentes e incidentes marítimos no futuro.

Estatísticas de Acidentes Marítimos no Brasil

A análise das estatísticas de acidentes marítimos permite promover inúmeras ações de prevenção que impeçam nova ocorrência no futuro. Dessa forma, inúmeras vidas são poupadas e grande economia de recursos materiais é obtida para benefício das Comunidades Marítimas do Brasil.

Prevenção de Acidentes

Fruto da análise dos relatórios das investigações de acidentes, são relacionados os acidentes e fatos da navegação que  orientam a instauração de inquéritos administrativos e formuladas recomendações de prevenção para as Comunidades Marítimas interessadas em Embarcações em Geral, de Esporte e Recreio e de Pesca visando a redução das estatísticas de acidentes, possibilitando poupar vidas preciosas e bens materiais.

Investigação de Acidentes

Aqui são apresentados o Código de Investigação de Acidentes (CIA) e Resoluções da Organização Marítima Internacional que auxiliam os investigadores de segurança na coleta de dados, no preparo do seu relatório e na formulação de recomendações para que o ocorrido não se repita no futuro.

Investigações Estrangeiras

As principais investigações de acidentes marítimos efetuadas  no estrangeiros estão aqui transcritas para permitir a comparação e o aprimoramento das técnicas de investigação de acidentes em uso no Brasil.

Lições Aprendidas de Acidentes para uso dos Tripulantes de Embarcações

São o resumo efetuado pelo Subcomitê de Implementação do Estado de Bandeira ( FSI), da Organização Marítima Internacional (IMO),  sobre as investigações realizadas  e recomendações de prevenção divulgadas pelos Países de Bandeira na ocorrência de acidentes muito graves com embarcações que arvoram as suas respectivas bandeiras. Estes resumos contém as lições aprendidas para que estas ocorrências não se repitam.

Relatórios de Investigação de Acidentes Marítimos

As investigações de segurança de acidentes e incidentes marítimos ocorridos com navios de qualquer bandeira nas Águas Jurisdicionais  Brasileiras, são analisadas em conformidade com o Código de Investigação de Acidentes da Organização Marítima Internacional. O principal objetivo das investigações de segurança é determinar as circunstâncias e as causas do acidente muito grave ou acidente/ incidente considerado relevante com o propósito de prevenir novos acidentes e incidentes marítimos no futuro.