Mensagem do Presidente

COMANDANTE DA MARINHA

BRASÍLIA, DF.
Em 13 de dezembro de 2021.

Assunto: Mensagem do Senhor Presidente da República por ocasião do Dia do Marinheiro.

No dia de hoje, ao celebrarmos o Dia do Marinheiro, relembrar os feitos dos heróis do passado constitui um sólido exercício de patriotismo, motivo pelo qual exaltamos aquele que caracterizou a própria história da Marinha em seu tempo, o Almirante Tamandaré.

Consagrado Herói da Pátria, exemplo de coragem e altruísmo, participou com notável bravura das lutas em defesa dos interesses nacionais nos rios e mares, contribuindo decisivamente para a nação-continente de que hoje nos beneficiamos.

Desta forma, é com orgulho de ser brasileiro que me dirijo aos cerca de 80 mil militares e civis que, espelhando-se no exemplo e inspirados pela memória de seu Patrono, dão prova diária de honradez no cumprimento de seus deveres constitucionais.

No fiel compromisso de estar pronta onde e quando for necessário, a Marinha do Brasil permanece como uma Força Naval moderna e compatível com a estatura político-estratégica do país, contribuindo para a defesa da nossa soberania e salvaguarda dos interesses nacionais, pautada nos anseios da sociedade brasileira.

Cabe reconhecer, igualmente, o destacado papel da Marinha como instrumento para alavancar o crescimento econômico, científico e tecnológico do nosso país, contribuindo para a geração de renda e empregos de qualidade para milhares de brasileiros. Tal afirmativa se ampara no desenvolvimento, ao longo dos anos, de diversas iniciativas nesses campos, dentre as quais releva ressaltar o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, além da continuidade das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Nuclear da Marinha.

Ainda nesse sentido, o franco progresso do Programa Fragatas "Classe Tamandaré" se reveste de fundamental importância para o Brasil, ao contribuir para o desenvolvimento econômico e social, além de fomentar o avanço tecnológico de nossa Base Industrial de Defesa. Em 2021, este Programa teve a inauguração, em Itajaí, de um Escritório de Fiscalização, e almeja, para o próximo ano, iniciar a construção do primeiro de uma série de quatro Navios, a Fragata “Tamandaré”, que será o quarto navio da Marinha a ostentar o nome de seu Patrono.

A Marinha do Brasil contribui, ainda, para o melhor posicionamento do País no cenário internacional, uma vez que, no decorrer dos anos, angariou respeito e solidificou sua influência junto às principais Marinhas do mundo, tendo se destacado por sua participação em diversas operações multilaterais, realizadas com o intuito específico de mitigar as ações de pirataria nas costas da África.

Cabe, também, ressaltar a importância da presença brasileira na Antártica. Presente desde 1982, nossa Força Naval envida esforços diuturnos naquele continente gelado, de forma a contribuir para a continuidade das pesquisas científicas e garantir a participação do Brasil nos fóruns internacionais que tratam sobre os assuntos atinentes a essa importante região do nosso planeta.

Recentemente, em outubro de 2021, tive a excelente oportunidade de, embarcado no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, participar do anúncio da melhor oferta para construção do novo Navio de Apoio Antártico, que representará um importante passo para o desenvolvimento da indústria naval, gerará empregos diretos e indiretos aos brasileiros, além de demonstrar um claro sinal de valorização da estrutura de nossos estaleiros.

Senhoras e senhores, o Brasil confia em sua Marinha. A presença dos marinheiros tanto em águas marítimas, quanto em águas fluviais, além de potencializar o esforço de prospecção econômica e de desenvolvimento do Brasil, garante as condições necessárias à manutenção de nossa soberania, à proteção de nosso povo e à preservação de nossas riquezas.

Ao encerrar esta mensagem, seguro da capacidade e do comprometimento da Marinha do Brasil, apresento meus cumprimentos a todos os Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis de ontem e de hoje, que, incansavelmente, trabalharam e continuam a trabalhar em prol desta valorosa Instituição do nosso Brasil, transmito, por fim, o reconhecimento, a admiração e a confiança deste Presidente da República e de toda a Nação brasileira.

Viva a MINHA, a SUA, a NOSSA Marinha!

Deus, Pátria, Família!

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Presidente da República Federativa do Brasil