Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha se reúne com atores de CT&I de Sorocaba e Iperó

  Com o objetivo de fortalecer a articulação com atores do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Sorocaba e Iperó (SP), uma comitiva presidida pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, reuniu-se com agentes do poder público, entidades empresariais, industriais e sociais da região, em eventos realizados em ambas as cidades, nos dias 29 e 30 de agosto.

A Marinha do Brasil (MB) tem instalado em Iperó, a cerca 130 km da capital paulista, o Centro Experimental Aramar (CEA), base do Programa Nuclear da Marinha (PNM). No local, ficam as principais oficinas, usinas, laboratórios e protótipos do Programa. Executado pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), sob a coordenação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), o PNM incorpora toda a infraestrutura para o desenvolvimento e operação do reator a ser embarcado no Submarino Convencionalmente Armado de Propulsão Nuclear (SCPN).

Para o Almirante Petronio, o envolvimento do poder público e dos setores acadêmico e industrial da região é fundamental para estimular o desenvolvimento de componentes, sistemas e equipamentos que atendam as complexidades do Programa Nuclear Brasileiro e contribuam para o fortalecimento do setor nuclear no País, gerando emprego e renda para sociedade brasileira. Tendo isso em vista, a comitiva iniciou sua agenda na região com uma visita ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), acompanhada por seu Presidente, Nelson Tadeu Cancellara, que fez uma apresentação expondo os principais projetos do PTS.

O Parque Tecnológico de Sorocaba está realizando um papel central, que é o de criar sinergia entre as empresas, organizações, instituições de ensino e de pesquisa que operam aqui. Isso tem criado também novas oportunidades de negócios e ajudado essas empresas a se desenvolverem”, frisou Cancellara.

Também no PTS, a comitiva da MB teve uma audiência com o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Maganhato Manga. O objetivo foi estreitar relacionamento e trocar informações, a fim de estabelecer parcerias na condução de importantes projetos que reflitam os interesses comuns das duas instituições para toda a Região Metropolitana de Sorocaba.

Para nós, é uma grande alegria poder receber os ilustres representantes da Marinha Brasileira aqui, em nossa cidade, e temos a certeza de que muitos bons projetos e parcerias poderão ser desenvolvidos conjuntamente, trazendo cada vez mais desenvolvimento e inovação tecnológica para toda a região”, afirmou Rodrigo Manga.

Visitas em Iperó

        A comitiva da Marinha também visitou, na tarde ontem (29), a Fundação Parque de Alta Tecnologia da Região de Iperó e Adjacências (Fundação PATRIA), onde assistiu a uma palestra ministrada por seu Diretor, o Contra-Almirante (RM1) Newton Calvoso Pinto Homem. Fruto de um convênio entre a MB, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) e a Prefeitura de Iperó, a Fundação atua no apoio à instalação de indústrias de alta tecnologia na região, prioritariamente empreendimentos da área nuclear, de novos materiais, mecânica de precisão, instrumentação de química fina e sistemas informatizados de controle.

Na sequência, o grupo esteve no CEA, onde visitou a Oficina de Materiais Compósitos (CTMATCOMP), a Oficina de Fabricação de Componentes Mecânicos (OFCOM), a Oficina de Montagem de Equipamentos (OFMEQ), o Laboratório Radioecológico (LARE) e o Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE), o protótipo, em terra, do reator nuclear de potência para propulsão naval. Na noite de ontem, a comitiva ainda participou de uma recepção organizada pela SOAMAR-Sorocaba.

Interação com o setor industrial

        Encerrando a agenda de compromissos no interior paulista, na manhã de hoje (30), a comitiva da MB visitou o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) - Regional Sorocaba. Na ocasião, discutiu-se a necessária formação de mão de obra qualificada para o setor industrial e nuclear da região.

       Participaram dos eventos representando a MB, além do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), o Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, Assessor do DGDNTM; o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), Vice-Almirante (EN) Guilherme Dionizio Alves; o Contra-Almirante (EN) Rogério Corrêa Borges, Diretor do Centro de Projetos de Sistemas Navais; o Diretor de Desenvolvimento Nuclear da Marina (DDNM), Contra-Almirante (EN) Sérgio Luis de Carvalho Miranda; e o Diretor do Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), Capitão de Mar e Guerra (EN) Luís Cláudio Farina.

 

Uma comitiva da DGDNTM, visita o Parque Tecnológico de Sorocaba – SP.

 

O objetivo da visita foi de fortalecer a articulação com atores do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Sorocaba e Iperó – SP.

 

Na ocasião, a comitiva visitou o CEA onde acompanhou as obras do protótipo, em terra, do reator nuclear de potência para propulsão naval.

 

Comitiva da MB em audiência com o Prefeito de Sorocaba e o Presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).