DGDNTM participa de debate sobre projetos de ciência, tecnologia e inovação promovido pelo Ministério da Defesa

 

A Marinha do Brasil, representada pela Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), participou de 15 a 17 de agosto, da 21ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID). A Reunião foi realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo, e teve a finalidade de ampliar as capacidades das Forças Armadas e fortalecer a Base Industrial de Defesa, por meio da apresentação e discussão de projetos.

Promovido pelo Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), o evento contou a participação das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Ao longo dos três dias de reunião, a DGDNTM apresentou alguns dos projetos considerados integradores ou interoperáveis, no âmbito da REPID, além de ter buscado mais interação com a Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, para que o conhecimento científico se traduza em processos de inovação e em produtos de Defesa para o mercado, fomentando geração de empregos e renda para o país.

 

REPID 2024 – DGDNTM

A REPID é realizada anualmente, sob coordenação do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), da SEPROD, do MD, com um rodízio entre as três Forças Armadas, que são responsáveis por sediar o evento. Este ano a Força Aérea foi a responsável, já a próxima edição será feita pela Marinha, na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), em São Paulo, em julho de 2024.