Consultor da DGDNTM recebe Medalha Luikov na África do Sul

Cerimônia de entrega da Medalha ocorreu durante a 17ª International Heat Transfer Conference

 

No dia 14 de agosto o consultor técnico junto à Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), professor Renato Machado Cotta, recebeu a Medalha Luikov, mais importante premiação internacional na área das ciências térmicas, durante a 17ª International Heat Transfer Conference, realizada em Cape Town, na África do Sul.

Colaborador da Marinha desde 1986, o professor Renato Cotta proferiu a palestra de abertura da conferência em Cape Town, África do Sul. Cedido atualmente à Marinha pela Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), o professor atua junto às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) navais, em especial no Projeto DESSAL, que estuda a recuperação de calor rejeitado em microrreatores nucleares e técnicas de dessalinização combinadas.

Dentre outras pesquisas, destaca-se o Projeto Aqua Vitae, desenvolvido no Instituto de Pesquisas da Marinha, que contempla processos e equipamentos para a destilação de água do mar com o calor rejeitado proveniente de motores a diesel de geração ou propulsão naval.

Dos 21 cientistas agraciados até o momento, é a primeira vez que um cientista do Hemisfério Sul, fora do conjunto de países considerados desenvolvidos, é contemplado com a medalha. O professor Renato Cotta está na lista dos melhores cientistas do mundo na área de Engenharia e Tecnologia.