DGDNTM reúne-se com representantes do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ

A visita aconteceu no Gabinete da DGDNTM-RJ

 

Em 11 de agosto, o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, recebeu a visita da professora Dra. Inayá Corrêa Barbosa Lima, coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEN/COPPE/UFRJ), e da pesquisadora Nathalie Gaioti Martins da Silva.

Segundo a coordenadora Prof. Dra Inayá a aproximação entre a Marinha do Brasil e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialmente por meio do Programa de Engenharia Nuclear da COPPE, detém uma relevância ímpar ao fomentar a sinergia entre conhecimento acadêmico e aplicação prática, promovendo avanços significativos no campo tecnológico e científico, notadamente no setor nuclear e suas aplicações multifacetadas.

A Instituição Naval tem direcionado recursos substanciais para enriquecer a formação de seus membros, assim como para estimular pesquisas no âmbito do Setor Nuclear Brasileiro. Persiste em sua incansável busca por soluções de natureza tecnológica e inovadora, com o propósito de fomentar avanços tanto no campo dos reatores concebidos para a produção de energia elétrica, perpassando pela propulsão naval e geração de benefícios para a sociedade no projeto do reator multipropósito, além das aplicações que englobam até os setores da agricultura e saúde”, disse Inayá.

Durante o encontro foi entregue o convite para participação da DGDNTM no I International Congress of Technology and Innovation in Nuclear Sector (I TINS), que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.

Ao final da visita o Diretor-Geral agradeceu o convite e destacou: “É importante quando instituições de Estado se unem por objetivos comuns e para o benefício do setor nuclear e da sociedade. Parcerias trazem resultados”.