O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através de suas instituições de fomento, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e das Secretarias de Ensino Superior e Tecnológico do MEC. Esse programa estimula o intercâmbio de conhecimento, permitindo a ida de brasileiros a outros países para estudar nos mais renomados centros de pesquisa de todo o globo.
A prospecção de candidatos ao Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF), de modo a atender ao Edital por Encomenda específico para a MB, teve início com a divulgação de Nota no BONO nº 310, de 9 de maio de 2012, conforme deliberação da 1ª Reunião da Comissão Técnica de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (ComTecCTM), de 27 de abril de 2012.
A gestão do Programa Ciência sem Fronteiras passou à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, por meio da Msg R-111904Z/DEZ/2012, do EMA, e a participação de militares e servidores civis das Forças Armadas no PcsF foi autorizada em 25 de fevereiro de 2013, por meio do Ofício nº 2088/SEPESD/DEPEC/DIENS-MD.
As indicações de candidatos foram encerradas em novembro de 2014, e os eventos (cursos, estágios ou treinamentos) não poderão terminar depois de maio de 2018.
A candidatura de servidores da MB em Editais Universais divulgados nas chamadas Públicas dependerá da anuência e aprovação prévias da SecCTM.