Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2024

A Marinha do Brasil recebeu, no dia 8 de maio, a Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Durante a Sessão Solene, realizada na Escola Naval, localizada na Ilha de Villegagnon (Rio de Janeiro - RJ), foi efetuada a Entrega do Prêmio Almirante Álvaro Alberto (PAAA) para a Ciência e Tecnologia, parceria da Marinha do Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na ocasião, ainda foram entregues os títulos de Pesquisadores Eméritos do CNPq e Menções Honrosas de Agradecimento, além da posse dos novos membros da ABC.

O Prêmio Almirante Álvaro Alberto, considerado a maior premiação em Ciência e Tecnologia do País, foi criado em 1981 e homenageia o criador e primeiro presidente do CNPq – Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, defensor do desenvolvimento científico e tecnológico intimamente ligado à prosperidade nacional e ao necessário investimento no potencial humano para tal.

A vencedora da 36ª edição do PAAA foi a Doutora Niède Guidon, graduada em História Natural pela Universidade de São Paulo e com doutorado em Pré-História na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Guidon criou, em São Raimundo Nonato, no Piauí, a FUMDHAM, entidade que dirigiu até 2019. A fundação é responsável pela proteção do Parque Nacional Serra da Capivara, declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen; do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria; do Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Manuel Rebelo Fernandes; da Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; do Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão; além de outras personalidades da comunidade científica e de órgãos governamentais.

O Almirante de Esquadra Rabello explicou que o Prêmio Almirante Álvaro Alberto é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CNPq e a Marinha do Brasil para reconhecer e estimular pesquisadores e cientistas brasileiros que prestam relevante contribuição à ciência e à tecnologia do Brasil. "O Prêmio está em sua 36ª edição e destaca o papel de pesquisadores na produção científica e tecnológica brasileira. São pessoas como a professora Niède Guidon que colocam o Brasil em destaque no cenário científico nacional e internacional, gerando impactos relevantes para o desenvolvimento e progresso do Brasil", disse o Diretor-Geral.

A premiação consiste em diploma e medalha concedidos pelo CNPq, MCTI e Marinha do Brasil, além da quantia de R$ 200 mil, ofertada pelo CNPq. A Marinha ofereceu, ainda, uma viagem a bordo de um Navio de Assistência Hospitalar na Amazônia e uma à Antártica, onde se desenvolvem pesquisas estratégicas de interesse do Brasil, apoiados pela Força Naval.