Perguntas Frequentes

ESCLARECIMENTO SOBRE A CONTRATAÇÃO DE PREPOSTO

O  DELEGADO esclarece que a contratação de preposto para a execução de serviços junto à DELEGACIA é OPCIONAL.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO DO GAP (em dias de rotina normal)

SEGUNDA-FEIRA : 13h45min às 16h45min

TERÇA-FEIRA : 9h às 11h30min e das 13h45min às 16h45min

   QUARTA-FEIRA : 9h às 11h30min e das 13h45min às 16h45min

  QUINTA-FEIRA : 9h às 11h30min e das 13h45min às 16h45min

SEXTA-FEIRA : 9h às 11h30min será apenas para retirar documentos e capturar fotos.

Para os serviços que não precisam de agendamento tais como: o Serviço de Veterano e Pensionista da Marinha (SVPM) e Serviço de Recrutamento Distrital (SRD), os interessados deverão realizar contato telefônico prévio com a Delegacia a fim de verificar se o expediente será normal no dia desejado.

O nosso pessoal está habilitado e orientado a prestar todas as informações de maneira a possibilitar que o próprio usuário realize todo o processo. No caso de dúvidas, V.Sª poderá buscar junto aos nossos militares e servidores civis as informações necessárias.

SERÁ UMA SATISFAÇÃO ORIENTÁ-LO.

Solicito que quaisquer anormalidades observadas sejam informadas ao Delegado pelo e-mail - dlprep.ouvidoria@marinha.mil.br.

SERVIÇOS PRESTADOS E OS RESPECTIVOS VALORES COBRADOS PELA MARINHA DO BRASIL

Inscrição de embarcação………………………….......................................R$ 44,00
Emissão de TIE/TIEM………………………….........................…................R$ 44,00
Renovação ou de 2ª via de TIE/TIEM……………......................................R$ 44,00
Transferência de propriedade e/ou jurisdição de embarcação….............R$ 44,00
Alteração de dados cadastrais.………………………………….…..............R$ 44,00
Registro e cancelamento de ônus e averbações (embarcação inscrita)..R$ 44,00
Emissão de certidão sobre embarcação inscrita......................................R$ 18,00
Emissão de 2ª via de certificados e licenças............................................R$ 36,00
Emissão e alteração de Registro Contínuo de Dados (RCD)..................R$ 181,00
Emissão de certificado de isenção...................R$ 363,00
Carteira de Habilitação de Amador (CHA) - Inscrição para exame de habilitação de amador, renovação, emissão de 2ª via, correspondência ou equivalência (Todas as Categorias)......R$ 52,00
Inscrição para exame de habilitação de amador, renovação, emissão de 2ª via.................R$ 52,00

Carteira de Habilitação de Amador Especial na Categoria de Motonauta (Habilitação Provisória) para condução de MA alugadas..................R$ 52,00
Cadastramento de Marinas, Clubes, Entidades Desportivas Náuticas......................................R$ 60,00
Estabelecimentos de Treinamento Náutico e/ou pessoas físicas devidamente cadastradas nas CP/DL/AG para emissão de Atestado de Treinamento para Arrais-Amador e
Atestado de treinamento para Motonauta..R$ 200,00
Cadastramento de perito em Compensação de Agulha Magnética..................R$ 60,00
Termo de entrega de embarcação apreendida, que se encontrar nas CP/DL/AG (por dia de apreensão)....R$ 60,00
Termo de entrega de embarcação miúda apreendida, que se encontrar nas CP/DL/AG (por dia de apreensão)....R$ 13,00

ACESSANDO "NAVEGAÇÃO AMADOR" QUE ESTÁ LOCALIZADO NA PÁGINA INICIAL SERÁ POSSÍVEL VISUALIZAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR O SERVIÇO SOLICITADO

O QUE EU PRECISO PARA INSCREVER MINHA EMBARCAÇÃO DE ESPORTE E RECREIO?

  • A embarcação deve ser inscrita no prazo de 15 dias a contar da data da compra e deve apresentar os seguintes documentos:
  • BSADE ou BADE, preenchido(em duas vias), assinar na presença do atendente, no balcão;
  • Termo de Responsabilidade (em duas vias);
  • Apresentar Guia de Recolhimento da União (GRU) paga, no valor de R$ 44,00;
  • Cópia e original para autenticação in loco, da identidade e do CPF do interessado;
  • Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos, em nome do interessado ou com declaração do nome de quem constar a fatura; os seguintes documentos são considerados como comprovantes de residência: Contrato de Locação em que o interessado figure como locatário; e Conta de luz, água, gás ou telefone (fixo ou celular). Se o interessado for menor de 21 anos bastará a comprovação de residência do pai ou responsável legal.No caso de inexistência ou falta de comprovante de residência, o interessado poderá emitir uma declaração de residência;
  • Documento de propriedade da embarcação.
  • Declaração do fabricante com as principais características da embarcação;
  • Nota Fiscal do motor (para motores acima de 50 HP);
  • Duas fotos da embarcação (uma da plaqueta e outra de perfil), tamanho 15 x 21cm, revelado em papel fotográfico; e
  • Cópia da apólice do seguro obrigatório (DPEM), com cópia do comprovante do pagamento;

COMO PROCEDER PARA TIRAR 2ª VIA DO DOCUMENTO DA MINHA EMBARCAÇÃO?

  • Preencher o BSADE ou BADE(em duas vias), assinar na presença do atendente, no balcão;
  • Recolhimento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 44,00;
  • Termo de responsabilidade (em duas vias);
  • Cópia do Boletim de Ocorrência (BO) ou declaração de extravio;
  • Cópia e original para autenticação in loco, da identidade e do CPF do interessado;
  • Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos, em nome do interessado ou com declaração do nome de quem constar a fatura; os seguintes documentos são considerados como comprovantes de residência: Contrato de Locação em que o interessado figure como locatário; e Conta de luz, água, gás ou telefone (fixo ou celular). Se o interessado for menor de 21 anos bastará a comprovação de residência do pai ou responsável legal.No caso de inexistência ou falta de comprovante de residência, o interessado poderá emitir uma declaração de residência;
  • Duas fotos da embarcação (uma da plaqueta e outra de perfil), tamanho 15 x 21cm, revelado em papel fotográfico;
  • Cópia da apólice do seguro obrigatório (DPEM), com cópia do comprovante do pagamento;

O QUE DEVO FAZER PARA RENOVAR O DOCUMENTO DA MINHA EMBARCAÇÃO DE ESPORTE E RECREIO?

  • Preencher o BSADE (em duas vias), assinar na presença do atendente, no balcão;
  • Apresentar Guia de Recolhimento da União (GRU) paga, no valor de R$ 44,00;
  • Cópia da apólice do seguro obrigatório (DPEM), com cópia do comprovante do pagamento e dentro do prazo de validade;
  • Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos, em nome do interessado ou com declaração do nome de quem constar a fatura. Os seguintes documentos são considerados como comprovantes de residência: Contrato de Locação em que o interessado figure como locatário; e Conta de luz, água, gás ou telefone (fixo ou celular). Se o interessado for menor de 21 anos bastará a comprovação de residência do pai ou responsável legal.No caso de inexistência ou falta de comprovante de residência, o interessado poderá emitir uma declaração de residência;

EM QUANTO TEMPO O DOCUMENTO DA MINHA EMBARCAÇÃO FICA PRONTO?

  • Inscrição – seis dias úteis;
  • Transferência de propriedade – seis dias úteis; e
  • Transferência de jurisdição – trinta dias.

MINHA EMBARCAÇÃO NÃO POSSUI MOTOR, SÓ USO REMO, TENHO QUE INSCREVE-LA NA MARINHA?

  • As embarcações miúdas, sem propulsão a motor, são dispensadas de inscrição.

COMPREI UMA EMBARCAÇÃO USADA, COMO TRANSFERIR PARA O MEU NOME?

  • Apresentar a seguinte documentação:
  • BSADE ou BADE, preenchido (em duas vias), assinar na presença do atendente, no balcão;
  • Termo de Responsabilidade (em duas vias);
  • Apresentar Guia de Recolhimento da União (GRU) paga, no valor de R$ 44,00;
  • Cópia e original para autenticação in loco, da identidade e do CPF do interessado;
  • Comprovante de Residência com CEP, expedido no prazo máximo de noventa (90) dias corridos, em nome do interessado ou com declaração do nome de quem constar a fatura. Os seguintes documentos são considerados como comprovantes de residência: Contrato de Locação em que o interessado figure como locatário; e Conta de luz, água, gás ou telefone (fixo ou celular). Se o interessado for menor de 21 anos bastará a comprovação de residência do pai ou responsável legal.No caso de inexistência ou falta de comprovante de residência, o interessado poderá emitir uma declaração de residência;;
  • Autorização para transferência de propriedade (emitida pelo SISGEMB);
  • NF do motor (para averbar motor acima de 50 HP);
  • Duas fotos da embarcação (uma da plaqueta e outra de perfil), tamanho 15 x 21cm, revelado em papel fotográfico;
  • Cópia da apólice do seguro obrigatório (DPEM), com cópia do comprovante do pagamento e dentro do prazo de validade;