Quando uma pessoa adoece que cuidados são necessários?

 

Muitas vezes o processo de adoecimento é complexo e difícil, tanto para quem fica doente quanto para as famílias. Quando isso ocorre de forma repentina e silenciosa, a vida das pessoas é modificada do dia para a noite. O Abrigo do Marinheiro (AMN) possui o projeto Saúde+ que realiza o acolhimento destes pacientes e de seus familiares em um momento tão difícil. Integrantes do Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB) realizam visitas aos leitos e apoiam grupos de acompanhamento em determinadas áreas médicas.

Algumas enfermidades são crônicas e exigem apoio contínuo e em tempo integral de cuidadores ou das famílias que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras e emocionais. A Marinha possui o Serviço Integrado de Atendimento Domiciliar (SIAD) que oferece atendimento médico aos pacientes crônicos com restrição de locomoção. Em complementaridade a esse serviço, o AMN, no projeto Saúde+, desenvolve o SIAD+ que oferece itens de higiene pessoal aos indivíduos em situação de vulnerabilidade social para possibilitar a realização dos cuidados básicos e essenciais para a melhoria da saúde, bem como evitar internações motivadas pela escassez de higiene adequada em decorrência de dificuldade financeira.

Além do apoio socioeconômico, todo mês é oferecido apoio psicossocial aos familiares e cuidadores desses pacientes, tendo em vista que o processo de doença se estende a toda a família, que também necessita de cuidados.

Se tiver interesse em conhecer mais o projeto, acesse o site www.abrigo.org.br/saude ou procure um assistente social no Departamento Regional mais próximo.

Priscila Fontoura
Coordenadora de Projetos Sociais do Abrigo do Marinheiro

 

Fonte: https://www.marinha.mil.br/saudenaval/cuidados-basicos