Núcleo de Assistência Social do Com5ºDN realiza palestra sobre Abuso Infantil

No dia 23 de junho, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando 5° Distrito Naval (Com5ºDN) realizou uma palestra com o tema “Abuso Infantil, não!”, por meio de videoconferência, para militares das Organizações Militares do Estado do Rio Grande do Sul - área assistida pelo NAS do Com5ºDN.

A palestra foi proferida pelos integrantes do Instituto Proteja, o presidente Nelson Botelho Soares, a psicóloga Caroline Brasil e a analista de dados Nitchele Gama.

Nelson Botelho, que também é conselheiro tutelar do Rio Grande do Sul, elencou alguns dados sobre abuso sexual infantil e falou da experiência vivida no Instituto. Além disso, apresentou informações alarmantes sobre temas como pedofilia e as formas de denúncia disponíveis no país, tais como o aplicativo de direitos humanos do Brasil.

A psicóloga Caroline Brasil relatou uma série de informações sobre os sinais que uma criança apresenta ao ser abusada, formas de proteção e os mitos e verdades acerca do tema. Ela também falou a respeito de sua experiência em casos de grande repercussão e esclareceu dúvidas sobre o tempo que uma pessoa pode ser responsabilizada criminalmente pelo abuso cometido.

Além disso, a analista de dados Nitchele Gama apresentou dados a respeito do uso de jogos online, das redes sociais e as ações criminosas que ocorrem na dark web e na deep web. Cerca de 61 militares com dependentes de idade até 12 anos acompanharam a palestra, que faz parte do Programa de Qualidade de Vida executado pelo NAS/Com5ºDN.