DASM realiza primeiro Centro de Estudos da Assistência Social (CEAS) em 2021

No dia 11 de março, a Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM) realizou no auditório da DASM o 1º Centro de Estudos da Assistência Social (CEAS) no corrente ano. A abertura foi realizada pelo Diretor de Assistência Social da Marinha, o Contra-Almirante André Moraes Ferreira.

O primeiro CEAS de 2021 teve como tema “Diretrizes para Revisão e Montagem do Plano de Ação das Metas da Assistência Social e Religiosa” e foi conduzido pelo Assessor do Plano Diretor da DASM, o CC (IM) Ramos, que detalhou as diretrizes a serem adotadas nas atividades de programação de recursos e encaminhamento de subsídios para montagem do Plano de Metas, visando a padronização e racionalização dos procedimentos administrativos de planejamento e execução dos créditos.

Destacam-se os seguintes assuntos abordados durante a palestra: Conceitos Básicos do Sistema do Plano Diretor (SIPLAD), Instrumentos de Monitoramento e Avaliação do Sistema de Assistência Social da Marinha (SiASM), Metodologia de Distribuição dos Recursos Financeiros e Instruções para o preenchimento do Quadro de Proposta de Programação de Recursos (QPPR).

O conhecimento repassado propiciará aos profissionais da Assistência Social atuarem de forma criteriosa na elaboração do Plano de Ação (PA), evitando alterações e garantindo celeridade na execução dos recursos provisionados. Devido a situação epidemiológica, o evento foi transmitido por videoconferência para as Organizações Militares e contou com cerca de 60 participantes.

O CEAS, que está preconizado nas Normas sobre a Assistência Social na Marinha do Brasil (DGPM–501/7ª Rev.), tem o propósito de promover a capacitação dos profissionais do SiASM, através da discussão de temas afetos à Assistência Social, proporcionando a troca de saberes e de experiências profissionais.