Diretoria de Assistência Social da Marinha realiza Festival Âncora Social Virtual

A Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM) realizou, no dia 12 de setembro, a sua edição virtual do “Festival Âncora Social”. O tradicional Festival, em razão da pandemia, aconteceu virtualmente e ganhou projeção nacional. A “live” teve como tema “Circo dos Sonhos” e foi transmitida pelo canal do YouTube da Marinha direto do picadeiro da UniCirco, no Rio de Janeiro (RJ), e foi conduzida pelo ator e trapezista Marcos Frota.

O evento mostrou o que os programas, projetos e ações sociais desenvolvidos pela DASM e pela Associação Abrigo do Marinheiro (AMN) podem fazer pela Família Naval. Os participantes também puderam curtir apresentações circenses, shows dos palhaços Patati Patatá e do cantor Ferrugem. Além dos shows, 28 associados ao AMN foram contemplados com os sorteios de prêmios como cafeteira, fone bluetooth, aspirador robô, bicicletas infantil e elétrica, hoverboard, notebook, Playstation 4 para os seguidores do Instagram do AMN (@abrigodomarinheiro) e 20 hospedagens na Área Recreativa, Esportiva e Social Timoneiro (ARES-Timoneiro), a mais nova área de lazer para as Praças da MB.

 

A “live”, que já conta com mais de 16 mil visualizações no canal da MB, teve início com a mensagem de boas-vindas do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior e da Sra. Leoniza Barbosa, Diretora do Departamento Voluntárias Cisne Branco. A Vice-Diretora da DASM, CMG (T) Isabel, compartilhou um pouco da motivação em escolher o circo para a sua última edição de trabalho como militar da ativa na Marinha do Brasil: “A escolha do circo para a edição virtual do Festival Âncora Social foi um jeito de relaxarmos, voltar um pouco no tempo relembrando nosso tempo de criança, poder sonhar e se desligar dos problemas no dia a dia. O circo é magia, alegria, e é isso que buscamos oferecer para a Família Naval”.

 

O desafio de fazer uma apresentação circense na live foi abraçada pela Marinha do Brasil, Abrigo do Marinheiro e, também, pela UniCirco, que em conjunto, levaram um belo espetáculo para a Família Naval: “A integração com a Marinha é maravilhosa, pois contar com uma instituição como a Marinha para defender o circo diante do público brasileiro. A escolha do circo pela Marinha do Brasil é motivo de festa e celebração para todos nós. O nosso grande desafio foi fazer o circo sem a dinâmica do artista com a plateia presencialmente, que é a essência das nossas apresentações”, compartilhou o ator Marcos Frota, destacando ainda o sucesso da integração para o espetáculo proporcionado à Família Naval.

 

Para segurança de todos os envolvidos no evento, a DASM contou com o apoio do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) na desinfecção e segurança das áreas de filmagens e dos shows. Todos os envolvidos no evento tomaram as precauções de segurança indicadas pelo Ministério da Saúde e pela Diretoria de Saúde da Marinha.