Comitiva do SIPAAerM realiza VSA no Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”

Comitiva do SIPAAerM realiza VSA no Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”

 

Nos dias 29 de setembro e 01 de outubro de 2021, o SIPAAerM realizou Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) no NApOc Ary Rongel (H-44).

A cada ano, o “Gigante Vermelho”, como é carinhosamente apelidado, e sua Tripulação se preparam para passar, em média, seis meses em campanha no continente gelado, em geral de outubro a abril, aproveitando dessa forma, as condições climáticas menos rigorosas do chamado “verão antártico”. A fim de que possa, a cada Operação Antártica (OPERANTAR), cumprir sua missão de apoiar as atividades de pesquisa científica e a logística da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), o navio, subordinado diretamente ao Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), necessita manter uma impecável condição de eficiência de suas máquinas e sistemas, bem como um elevado grau de aprestamento de seus tripulantes, postos à prova ao longo dos meses de operação sob condições adversas.

A VSA tem o intuito de identificar perigos relacionados à atividade aérea e propor recomendações de segurança, com vistas a eliminar ou mitigar os riscos associados. Na ocasião, foram gerados exercícios de perda de comunicações, crache no convoo e crache no mar, a fim de verificar aplicação de normas, bem como os procedimentos relativos à manutenção, operações e segurança de aviação. Ao final da VSA, foi constatado que o navio encontrava-se em condições satisfatórias para conduzir operações aéreas com segurança.