Definição e Conceitos

Definição

Entende-se por SAbM (Sistema de Abastecimento da Marinha) o conjunto de Órgãos, Processos e Recursos, interligados e interdependentes, estruturado com a finalidade de promover, manter e controlar o provimento do material necessário à manutenção das Forças e demais Órgãos Navais em condição de plena eficiência. O SAbM proporciona um fluxo adequado do material necessário, desde as fontes de obtenção até as OM Consumidoras, abrangendo a Função Logística Suprimento e parte da Função Logística SAbM Transporte , além de relacionar-se, estreitamente, com a Função Logística Manutenção.

 

 

A Importância do Abastecimento

 

A prontidão operativa, propósito maior de uma Força Naval, guarda estreita relação de dependência com o desenvolvimento e a operação de um adequado Sistema de Apoio Logístico, constituído a partir das áreas de abrangência das Funções Logísticas, principalmente daquelas que estão mais intimamente ligadas ao material, isto é, o Suprimento, o Transporte e a Manutenção. Colocado frente a frente com a crescente complexidade tecnológica e o constante encarecimento dos sistemas de armas, o responsável pelo Abastecimento deve estar sempre voltado para buscar o melhor rendimento dos recursos financeiros postos a sua disposição. Ao mesmo tempo, não pode perder de vista a grande importância de assegurar que o Sistema de Abastecimento esteja permanentemente preparado, tanto na paz como na guerra, para atender às demandas das forças combatentes. Sua ação envolve, pois, a contínua capacitação profissional e a execução de uma gama de tarefas interdependentes, a serem desenvolvidas para proporcionar o máximo atendimento a um custo mínimo.

 

 

Conceito de Abastecimento

 

Abastecimento é um conjunto de atividades que tem o propósito de prever e prover, para as Forças e demais OM da MB, o material necessário a mantê-las em condições de plena eficiência. Assim, o Abastecimento proporciona um fluxo adequado do material necessário, desde as fontes de obtenção até as OM Consumidoras, abrangendo a Função Logística Suprimento e parte da Função Logística Transporte, além de relacionar-se, estreitamente, com a Função Logística Manutenção. O conjunto das atividades compreendidas pelo Abastecimento é subdividido, em função das características e dos requisitos envolvidos, em dois grandes grupos: as Atividades Técnicas e as Atividades Gerenciais.

 

 

Fases Básicas do Abastecimento

 

Aplicam-se ao Abastecimento as mesmas Fases Básicas da Logística:

- Determinação de Necessidades: Conforme definido na Doutrina de Logística Militar, a Determinação de Necessidades "decorre do exame pormenorizado dos planos propostos e, em particular, das ações e operações previstas, definindo quais são as necessidades, quando, em que quantidade, com que qualidades e em que local deverão estar disponíveis. A importância desta fase é ressaltada pela complexidade a ela inerente e por se constituir na base em que se assentarão as fases subseqüentes”. É importante acrescentar que, a Determinação de Necessidades não pode prescindir do estabelecimento de prioridades.

- Obtenção: É a fase em que são identificadas as fontes e tomadas as medidas para a aquisição e a obtenção dos recursos necessários.

- Distribuição: Consiste em fazer chegar, oportuna e eficazmente, aos usuários, todos os recursos fixados pela determinação das necessidades.