Historico

HISTÓRICO

            Histórico

        O CTecCFN originou-se a partir de um depósito de material do Comando-Geral do CFN, no início dos anos 60. Aos poucos este depósito expandiu as suas atribuições, tornando-se responsável pelo recebimento, guarda e distribuição do material específico de Fuzileiros Navais.

       Em 1969, firmou-se no CFN a convicção da necessidade de institucionalizar-se o depósito como um órgão em sua estrutura, recebendo, então, em 1970, a denominação de "Núcleo do Centro de Suprimentos do CFN". A partir de 24 de setembro de 1971, foi oficialmente criado, já com o nome de Centro de Reparos e Suprimentos Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais (CRepSupEspCFN) , com a finalidade de aprestamento do material especializado do CFN, sendo ativado em 31 de maio de 1972.

      Em setembro de 1977, o Centro de Reparos foi transferido para o aquartelamento do então Batalhão de Manutenção e Abastecimento, localizado na área Caxias-Meriti. Em 1994, com a implementação na Marinha do conceito de Organização Militar Prestadora de Serviços (OMPS), o CRepSupEspCFN passou a gerenciar os seus recursos como uma empresa privada, sendo equiparado a uma empresa de porte médio. Em 1999 foi assinado o contrato de autonomia da gestão, por intermédio da Secretaria Geral da Marinha (SGM) e o CRepSupEspCFN, que visa a pactuação de metas a serem atingidas pela Organização.

      Em 09 de março de 2012, o Comandante da Marinha, no uso das atribuições que lhe conferem os art. 4º e 19º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, o art. 2º da Portaria nº 108/MB de 30 de março de 2004 e de acordo com o disposto no art. 26, inciso V, do Anexo I ao Decreto nº 5.417, de 13 de abril de 2005, resolveu alterar a denominação Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). Tal mudança de denominação foi feita por meio da Portaria nº 124/MB de 09 de março de 2012.

       Hoje em dia, o CTecCFN é um Centro de excelência, que atende, além de seus clientes militares, a òrgãos governamentais e empresas privadas, sempre com um nível de qualidade que o torna ímpar entre as organizações congêneres.

Construções e reparos das instalações realizados desde a sua fundação:

1985
Construção da Sala de Estado e Camarote

1986
Construção da Seção de Transporte, Paiol de Graxas e Lubrificantes.

1988
Construção do Galpão de Armazenagem
Construção Cisterna Capacidade 490.000 Litros

1989
Construção do Castelo D’Água capacidade para 124.000 litros

1998
Construção de um Palanque em Concreto Armado com o Mastro do Antigo CTE BENEVENTE.
Construção de Pórtico
Abrigo para Guarda do Quartel
Quadra Poli Esportiva
Oficina (Dinamômetro)
Casa de Compressores do Edifício N. 9

1999
Reparo na Estrutura do Castelo D’Água
Construção de uma Churrasqueira
Construção da Guarita do Posto 1
Construção da Casa de Força
Reforma da Ponte Sobre o Canal Retificador do Rio Meriti (Fora dos Limites do Terreno)
Reparo Geral Guarita (Posto N. 3), Elevada.
Reparo Geral Guarita (Posto N. 4), Elevada.

2000
Construção da Quadra de Voleibol
Reparos Edifício N.2 - Rancho, Praça D'armas, Camarote de Oficiais Superiores, Camarote de Oficiais Femininos, Paiol de Mantimentos e Cozinha.