Gestão Ambiental


 

CENTRO TECNOLÓGICO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS


 

COMITÊ DE GESTÃO AMBIENTAL!

O Comitê de Gestão Ambiental do Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, setor responsável pela implantação do Comando Ambiental do CRESUMAR estabelecida pela direção, em consonância com a legislação em vigor e as normas da Marinha do Brasil, resolveu editar esta cartilha, onde apresenta os principais cuidados ambientais que devemos adotar no nosso dia-a-dia. A preocupação com as questões ambientais é dever de todos os militares e servidores civis que trabalham no CRESUMAR. Nesta cartilha podemos encontrar alguns conceitos e informações importantes para preservar o ambiente por meio de ações simples, que podem ser praticadas tanto no trabalho quanto em nossa casa ou comunidade próxima. Participe você também!!

“O homem é portador solene da obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras.” ONU, 1972
 

Meio Ambiente

A norma ISO 14001 define meio ambiente como a circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações O meio ambiente é a única fonte de recursos naturais - tais como água, ar, florestas, solo e subsolo – de que o ser humano dispõe para respirar, viver e prosperar. Vivemos em uma época em que muitas pessoas ainda têm o hábito de desperdiçar água, energia e alimentos e, de não valorizar materiais que poderiam ser neutralizados ou reciclados, mas que passam a ser considerados como lixo.

Lixo

Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Cada brasileiro produz uma média de 500 g de lixo diariamente, podendo chegar até mais de 1 kg, ou seja, o Brasil produz aproximadamente 100 mil toneladas de lixo por dia. E cerca de 88% do lixo doméstico são encaminhados para aterros sanitários.

Para que o Cresumar possa atingir os objetivos de diminuir a geração de resíduos e contribuir com a preservação do meio ambiente, é preciso a conscientização e a colaboração de todos os militares e servidores civis.
Participe!
Dê a sua contribuição pelo futuro do nosso planeta!

Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem - e deveriam - ser reciclados.

 

Reciclagem

Para diminuir a quantidade de resíduos enviados para o aterro, podemos utilizar não apenas a reciclagem, mas também a técnica dos 3R. Veja como é simples:

Primeiro R: Redução no consumo

A redução tem como objetivo diminuir a quantidade de resíduos que chega ao meio ambiente. Algumas formas de reduzir o consumo:
• faça apenas o número necessário de fotocópias;
• revise textos na tela do computador antes de imprimi-los;
• Coloque no prato apenas a quantidade de comida que vai realmente consumir. Sirva-se de porções menores, e repita se for o caso;
• aproveite talos e folhas de verduras, cascas de frutas, etc.

Segundo R: Reutilização de materiais

A reutilização tem como objetivo possibilitar o reaproveitamento de um determinado material, que seria descartado no meio ambiente, sem a necessidade de reprocessamento. Algumas formas de reutilizar materiais:

• Utilize as duas faces das folhas de papel, tanto na escrita, quanto para impressão e fotocópias;
• Reaproveite sacolas, papéis de embrulho, envelopes e cartolinas;
• Utilize frascos, potes e outras embalagens em bom estado;
• Reaproveite sobras de materiais de construção.

Terceiro R: Reciclagem

A reciclagem possibilita o reaproveitamento, após o devido processamento, dos resíduos que se tornariam lixo. Para isso, devemos coletar seletivamente o material, e então encaminhá-lo a instituições que dispõem de equipamentos e técnicas especiais de tratamento.
São objetos que podem ser incluídos na coleta seletiva:

As ações devem sempre buscar a melhoria dos processos, obedecendo a legislação municipal, estadual, federal e as normas da Marinha do Brasil.

São estabelecidos objetivos e metas ambientais a fim de promover o contínuo aprimoramento do SGA, bem como realizados programas de treinamento e conscientização para todos os militares e servidores civis.
 

Gestão Ambiental

O Cresumar está implantando o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com o objetivo principal de reduzir os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente.
A fim de direcionar as ações voltadas a esse tema, foi estabelecida a:

Política Ambiental do Cresumar

O Cresumar está preocupado em garantir a prevenção da poluição, contando com o apoio das demais OM localizadas no Complexo Naval Parada de Lucas e Rio Meriti, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço.

Para isso, é preciso identificar e avaliar os aspectos ambientais de suas atividades para poder adotar medidas de prevenção dos impactos sobre o ambiente, também levando em conta a qualidade dos serviços e a segurança e a saúde ocupacional dos servidores.


 

Que vantagens trazem a reciclagem?

• Cada 50 kg de papel usado, transformando em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. E, segundo estatísticas, a cada tonelada de papel reciclado evitamos o corte de 40 a 60 árvores. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora até hoje e imagine quantas árvores poderiam ter sido preservadas!

• No CRESUMAR utiliza-se em média 80 resmas de papel ofício ao mês, ou seja 480 mil folhas ao ano. Se reaproveitarmos cerca de 30% das folhas que gastamos mensalmente, estaremos preservando o corte de aproximadamente 4 árvores por mês.

• Cada tonelada de papel reciclado representa 3m³ de espaço disponível em aterros sanitários.

• Cada 50 kg de alumínio usado e reciclado evita que sejam extraídos do solo cerca de 5.000 quilos de minério, a bauxita.

Imagine a quantidade de lixo despejada nos aterros sanitários. Quanto material que esta lá, ocupando espaço, e poderia ter sido reciclado?
 

Como podemos diminuir o consumo de energia?

• Utilizar a melhor a iluminação e a ventilação naturais.
• Deslizar as luzes em locais de pouco uso ou que fiquem temporariamente sem uso (salas de aula, copas, vestiários, corredores, consultórios etc).
• Ligar impressoras somente durante o período de efetivo uso, principalmente as do tipo laser.
• Evitar o uso de elevadores em atividades não essenciais, e utilizar as escadas quando a distância for de apenas um ou dois andares.
• Trocar lâmpadas incandescentes que ficam muito tempo acesas por modelos fluorescentes.
• Tirar da tomada os aparelhos eletrônicos que possuem relógios digitais internos. Eles gastam um pouco de energia mesmo desligados.
• Evitar a utilização de benjamins, e não deixar que fiquem quentes, pois calor significa perda de energia e risco de curto circuito.


 

Energia Elétrica

A produção de energia elétrica acarreta impactos no meio ambiente, como a inundação de grandes áreas para a construção de usinas hidrelétricas, e o consumo de algum tipo de recurso natural, como gás e carvão para as termelétricas e óleo combustível para os geradores.
O combate ao desperdício pode ser considerado uma fonte virtual de produção de energia elétrica, mais barata e mais limpa que as hidrelétricas ou geradores, pois não agride o meio ambiente.
Por isso, é importante compreender o conceito de combate ao desperdício, a idéia de conservação: o planeta terra tem limitações para oferecer os recursos que utilizamos para nos prover de moradia, alimentação, educação, saúde, lazer e todos os bens e serviços de que necessitamos para ter uma vida digna.

Combater o desperdício significa melhorar a maneira de utilizar a energia, sem abrir mão do conforto e das vantagens que ela proporciona. Significa diminuir o consumo, reduzir custos, sem perder, em momento algum, a eficiência e a qualidade dos serviços.

 

Água

A água é um dos maiores patrimônios do nosso planeta, e por isso precisa ser preservado. Estima-se que, nas próximas décadas, a água potável será um dos recursos naturais mais escassos, devido ao seu mal uso.
 

Quanto de água você consome?

• Durante o banho chega-se a gastar 95 a 180 litros de água tratada.
• A válvula de um sanitário pode utilizar 20 litros de água em um único aperto.


• O consumo de água para fazer a barba e escovar os dentes em 10 minutos com a torneira aberta é de 24 litros, quantidade que uma pessoa poderia beber por 12 dias.
• Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros por dia, isto é, 1.380 litros por mês.

 

Vamos reduzir o desperdício!

• Reduza o tempo de banho e economize pelo menos seis litros de água por minuto.
• Feche a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes.
• Certifique-se que as torneiras não estão pingando.
• Não jogue lixo no vaso sanitário nem dispare a descarga sem necessidade.
• Não use mangueira com vassoura. Primeiro limpe o local, depois lave.
• Junte a maior quantidade de roupas antes de colocá-las na máquina de lavar.

 

Poluição das águas

O lixo constantemente jogado nas ruas pode ser carregado pelas chuvas e levado para os rios. O óleo vindo dos navios é uma das grandes causas da poluição marítima, pois leva anos para ser absorvido e degradado, gerando desequilíbrios ambientais.
A poluição das águas traz graves conseqüências aos seres vivos e:

• Causas doenças.
• Provoca mau cheiro.
• Atrai ratos, mosquitos, baratas e outros transmissores de enfermidades.
• Contamina os animais e vegetais aquáticos que ao serem consumidos podem provocar doenças no homem.

 

Para combater a poluição das águas precisamos:

• Tratar os esgotos a fim de evitar que contaminem rios e mares;
• Não jogar lixo ou material reciclável em rios e mares; e
• Não jogar lixo nas ruas, pois este deverá ser carregado pelas chuvas até alcançar os rios e os mares.

 


Marinha do Brasil
Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais
Assessoria a Qualidade
(21) 3478-3520 Ramal:3537
E-mail: cteccfn.qualidade@marinha.mil.br

Edição: ABRIL/2018