CPSE REALIZOU CERIMÔNIA EM HOMENAGEM AOS 77 ANOS DOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS EM SERGIPE DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) realizou, no dia 15 de agosto, a cerimônia em homenagem aos mortos nos naufrágios dos navios Baependi, Araraquara e Aníbal Benévolo.

Os afundamentos ocorreram em 15 e 16 de agosto de 1942, após os ataques do submarino alemão U-507, vitimando 551 pessoas na costa de Sergipe, gerando grande comoção nacional. A repercussão dessa tragédia levou o Governo brasileiro a declarar guerra às nações do eixo no dia 31 de agosto do mesmo ano. Participaram da Cerimônia diversas autoridades civis e militares, incluindo o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho. A cerimônia foi presidida pelo Capitão dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata Guilherme Conti Padão, e contou com a presença de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Montalvão.

Em homenagem aos mortos nos ataques, com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, foi exposto uma boia salva-vidas do navio Araraquara. Ao toque de silêncio, todos os militares prestaram continência em tributo aos que perderam suas vidas nos terríveis ataques. A cerimônia foi encerrada com uma aposição floral, realizada pelo Capitão dos Portos e pelo Presidente do Tribunal de Justiça.