CPSE REALIZA EXPOSIÇÃO MAR EM GARRAFAS

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) inaugurou no Prédio de Atendimento ao Público (GAP) a Exposição “Mar em Garrafas”, do artista Rivaldo Menezes do Santos, contendo 22 embarcações feitas dentro de garrafas e lâmpadas. De grande beleza estética e que atrai a curiosidade de todos os visitantes da CPSE, os modelos retratam as embarcações mais comuns em Sergipe, como a jangada e a Tototó, muito utilizadas no deslocamento no Rio Sergipe.

A exposição apresenta também embarcações tradicionais como a traineira e a canoa, navios históricos como o Titanic, Nau Santa Maria e a Arca de Noé (referência bíblica). Além de navios eternizados no cinema como o Titanic, o Pérola Negra, do filme Piratas do Caribe e o submarino Náutilus, comandado pelo Capitão Nemo no livro 500 Mil Léguas Submarinas, de Julio Verne.

Destaca-se na exposição a homenagem ao Prático José Martins Ribeiro Nunes, o saudoso Zé Peixe, que buscava os navios no litoral de Sergipe a nado, se transformando em uma grande personalidade sergipana no meio náutico. A história naval e de Sergipe também é rememorada na réplica do navio Baependy, que foi torpedeado em agosto de 1942 no litoral de Sergipe, levando o Brasil a entrar na Segunda Guerra Mundial. Tal fato também é tema da exposição “Sergipe viu a Guerra” no mesmo local com banners contando a história dos torpedeamentos.

A exposição ficará por tempo indeterminado.