FAROL DO RIO SERGIPE SEDIA O SERGIPE INTERNATIONAL DRONE DAY

Em comemoração ao Dia Internacional do Drone Consciente, a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju (DTCEA-AR), em parceria com o grupo “Sergipe Drones”, realizaram no dia 04MAI o “Sergipe International Drone Day”, no Farol do Rio Sergipe, pelo segundo ano consecutivo. O evento mundial tem o objetivo de unir usuários e entusiastas das aeronaves remotamente pilotadas (RPA), mais conhecidos como “drones”, trocando experiências e divulgando o seu uso consciente e seguro, dentro da atual legislação em vigor.

O evento ocorreu simultaneamente em vários locais do mundo seguindo o sucesso da primeira edição do evento, em 2015, que contou com a participação de mais de 40 mil pessoas em 23 países. No ano passado, mais de 65 mil pessoas participaram em 32 países. O evento também contou com uma demonstração da aeronave do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Polícia Militar de Sergipe.

O Sergipe International Drone Day também permitiu que a CPSE obtivesse informações técnicas importantes, voltadas à utilização de drones pelas equipes de Inspeção Naval na fiscalização do tráfego aquaviário. Por outro lado, o evento contribuiu como  mais uma oportunidade de aumentar a percepção da sociedade sergipana sobre a importância das atividades desenvolvidas pela Marinha, especialmente aquelas voltadas à sinalização náutica na região, ao permitir que grande número de aracajuanos pudesem conhecer as instalações do Farol do Rio Sergipe, marco turístico da cidade, mantido pela Marinha do Brasil.

O evento também teve cunho social bastante importante: 260 Kg de alimentos foram arrecadados entre os visitantes, e que  foram doados  ao Lar de SAME, casa de idosos instalada em Aracajú, regularmente apoiada pela CPSE.