Cadastramento de EPIRB

O SALVAMAR BRASIL tem observado que muitos sinais recebidos das EPIRB (Emergency Positioning Indicator Radio Beacon) não estão devidamente registrados/cadastrados no Sistema do Centro Brasileiro de Controle de Missão (BRMCC), o que dificulta a identificação da embarcação que possa estar em perigo no mar.

As EPIRB devem ser registradas no BRMCC, por meio da página infosar.decea.gov.br e correio eletrônico registro406@cindacta1.aer.mil.br.

A necessidade do registro/cadastramento das referidas balizas, visa a tornar a coordenação/execução do evento SAR mais eficaz e eficiente,  umentando as chances de sobrevivência, bem como diminuir custos e tempo de resposta para o cumprimento da missão. Além disso, auxilia na determinação da natureza do alerta, ou seja, se é falso ou real.

No registro/cadastramento é possível obter os dados da embarcação, do proprietário e outros dados essenciais para coordenação/execução do evento SAR.

Para mais informações sobre a utilização de EPIRB em embarcações, consultar o item 0441 - REGRAS PARA A EPIRB, da NORMAM-01/DPC, que pode ser consultada na página https://www.marinha.mil.br/dpc/normas.