Resultado Operação Verão 2020/2021

Durante a "Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura", realizada entre 15 de dezembro de 2020 e 15 de fevereiro de 2021, a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) incrementou as ações de inspeção naval, com promoção de atividades educativas voltadas à salvaguarda da vida humana, segurança da navegação e à preservação do meio hídrico.

Um dos grandes focos da Operação foi a prevenção de acidentes com embarcações de passeio e transporte de passageiros.
As ações de fiscalização do tráfego aquaviário foram realizadas diariamente em toda área de jurisdição, inclusive nas regiões hidrográficas do oeste catarinense e no norte da ilha de Florianópolis, onde há maior incidência de embarcações de esporte e/ou recreio, como motos aquáticas e lanchas, além das destinadas a transporte de passageiros.

As aeronaves UH-12 e EsqdHU-5 foram empregadas em apoio às equipes de inspeção naval, identificando irregularidades fora das áreas de navegação e reportando-as aos militares a bordo das embarcações da Capitania.

Houve um acréscimo na aplicação dos testes de etilômetro A Operação Verão contou com um efetivo de 45 Inspetores Navais de Nível 2 da CPSC, além de 10 militares destacados do Comando do 5º Distrito Naval de Rio Grande - RS. No total, as equipes abordaram 1670 embarcações, apreendendo 9 delas e lavrando 179 autos de infração. Foram realizados 122 testes de etilômetro, o que resultou em um aumento de 26% em relação ao mesmo período da última temporada.

A participação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e da população foram fundamentais para o sucesso da Operação. Os Guarda-Vidas auxiliavam na transmissão de informações à CPSC e a sociedade colaborou denunciando irregularidades, via e-mail ou telefone, o que direcionou o envio de equipes de inspeção naval para verificação de ocorrências.


Para baixar em .pdf, clique aqui