CPSC conclui APAQ-CTR

A Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) conduziu o curso de Aperfeiçoamento para Aquaviários de Contramestre (APAQ-CTR) de maneira pioneira no ano de 2020, em função da necessidade de manter o aprendizado durante a pandemia, por meio da modalidade de Ensino à Distância (EaD) online. O curso, com duração de seis meses, foi realizado de forma semipresencial, tendo os dois primeiros módulos por videoconferência, com uso de plataforma digital para aplicação das provas, tornando a iniciativa referência para as demais Organizações Militares que atuam na Segurança do Tráfego Aquaviário (STA). A implementação da ação foi autorizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e efetivada no auditório do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina (CCMSC).

A exceção ficou a cargo do terceiro módulo que, em virtude da necessidade de aulas práticas das disciplinas “Especial de Radioperador Restrito” (EROR) e “Especial Prático de Operador Radar” (EPOR), ocorreu de maneira presencial. Para isso, a turma foi dividida em quatro grupos, a fim de diminuir os riscos de contágio do vírus.

O Curso APAQ-CTR destina-se a aperfeiçoar o aquaviário da categoria de Marinheiro de Convés, nível de habilitação 4 (quatro), ou Suboficial ou Sargento da reserva de 1ª Classe da Marinha do Brasil, para exercer as funções inerentes à categoria de Contramestre (CTR), aquaviário do 1º Grupo – Marítimos, Seção de Convés, nível de habilitação 5 (cinco).

A cerimônia de conclusão do curso aconteceu de maneira presencial em dois dias, 05 e 19 de fevereiro, cada um com metade dos 35 formandos oriundos do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, respeitando todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

A solenidade, presidida pelo Comandante da CPSC, Capitão de Mar e Guerra Caio Vinícius Cesar Feitosa, contou com a entrega de platinas e dos certificados de conclusão de curso.


Para baixar em .pdf, clique aqui