CCMSC comemora seu 4º aniversário

Inaugurado em 29JUN2016, o Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina - CCMSC é uma instituição que funciona em regime de co-administração entre a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Santa Catarina, e o Instituto Cultural Soto (ICS),

com o objetivo comum a divulgação da mentalidade marítima na região e o desenvolvimento de atividades culturais, em especial, que demonstrem a importância do Poder Naval e do mar para a formação do Brasil.

O CCMSC está situado no centro de Florianópolis, no Forte Santa Bárbara, o qual foi construído antes de 1775, a fim de compor o sistema defensivo de fortificações portuguesas.

O Forte Santa Bárbara (FSB) foi tombado pela União e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 25 de maio de 1984, sob a responsabilidade da Marinha.

O CCMSC abrange uma área total de 5.086 m², onde situam-se o Museu Naval no primeiro andar do Forte Santa Bárbara, o Auditório Amazônia Azul e a casa de apoio para os militares de serviço e efetivo do Centro.

O Museu Naval conta com um acervo de cerca de 1.800 peças em exposição, sendo considerada a mais completa coleção do Império Brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo. Ao longo dos seus quatro anos de existência, recebeu cerca de 20.000 visitantes, em sua grande maioria alunos das redes de escolas públicas e particulares. A partir do final de 2018, o CCMSC realiza o Projeto Pátria Amada Brasil, que tem como propósito suscitar entre os alunos das redes municipal e estadual do ensino fundamental e médio, o espírito cívico e valorização dos símbolos nacionais, além de realizar a divulgação das atividades da Marinha do Brasil.

Desde a sua inauguração, o CCMSC vem passado por diversas melhorias, com recursos do Comando do 5º Distrito Naval e por meio de Emendas Parlamentares, dentre as quais podemos citar a pintura do Forte Santa Bárbara dentro dos padrões exigidos pelo IPHAN; instalação de rampas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais e a reforma do telhado do Forte Santa Bárbara. Em 2020, estão previstas as obras de instalação de um elevador para acessibilidade de portadores de necessidades especiais; a instalação de células fotovoltaicas, garantindo a sua sustentabilidade por meio de energia limpa e renovável; e a revisão do sistema elétrico e de prevenção de incêndio de todo o Forte Santa Bárbara e Museu Naval, oferecendo maior segurança aos visitantes e à edificação.

O CCMSC funciona de terça a sábado, das 10:00 às 17:00h, e realiza sua divulgação nas redes sociais (www.ccmsc.com.br, www.fortesantabarbara.com.br, @museunaval.ccmsc e fb.com/museunaval.ccmsc).