CPSC renova parceria com SENAR para Pescadores Profissionais - Nível 1

A Capitania dos Portos de Santa Catarina renova parceria com SENAR e inicia novo ciclo de Cursos de Formação de Pescador Profissional Nível 1.

 

Visando trabalhar a demanda reprimida por cursos de formação de pescador estabelecida nos últimos anos, em função do contingenciamento dos recursos do FDEPM, a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) vem estabelecendo parcerias para a realização de cursos na modalidade Extra-FDEPM, com patrocínio integral dos custos por entidades solicitantes (conforme o previsto na NORMAM-30).

Em 2019, a exemplo do ocorrido em 2018, e também em 2017, a CPSC firmou Termo de Colaboração Técnica e Financeira junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis – IGEOF, o Sindicato Rural de Florianópolis e colônias de pesca da Grande Florianópolis para a realização de cursos de formação de Pescador Profissional Nível 1 (CFAQ-III C/M N1), na modalidade Extra-FDEPM.

Considerando a vertente social do pedido, a expressiva demanda reprimida na área de jurisdição da CPSC e a importância de manter o bom atendimento que vem sendo construído junto aos pescadores artesanais da região, a DPC autorizou a realização de 15 cursos a partir do Termo de Cooperação Técnica de 2019, estando as turmas distribuídas da seguinte maneira: nove na Grande Florianópolis, três em Laguna e outras três em São Francisco do Sul.

Nos anos anteriores, a referida parceria habilitou 619 pescadores artesanais. Neste ano, colocará à disposição das comunidades outras 525 vagas, tendo as aulas iniciado no dia 26 de agosto, diretamente nas colônias de pesca em Palhoça/SC e São José/SC, com a presença do Capitão do Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Lopes Vianna de Souza.