Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul comemora o Dia Marítimo Mundial

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) celebrou, no dia 27 de setembro, no Salão Nobre da Casa do Marinheiro de Rio Grande, na cidade do Rio Grande (RS), cerimônia alusiva ao “Dia Marítimo Mundial”.

A cerimônia presidida pelo Comandante do 5.º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira, contou com a presença de autoridades e representantes da comunidade marítima, da Sociedade Amigos da Marinha, das empresas de navegação, além de outros interessados na atividade marítima.

Na ocasião, 32 jovens do 6º e 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Saldanha da Gama, acompanhados pelos professores de língua portuguesa e matemática, tiveram a oportunidade de visitar o Panteão do Almirante Tamandaré, local onde está localizado os restos mortais de heróis navais, o Museu Naval, bem como puderam prestigiar uma solenidade cívico-militar.

A IMO, órgão especializado das Nações Unidas responsável pela proteção e segurança da navegação e a prevenção da poluição marinha causada por navios, celebra esta edição do Dia Marítimo Mundial destacando o aniversário de 70 anos da criação de sua convenção, cujo tema será “IMO 70: Nosso legado - Um transporte marítimo melhor para um futuro melhor”.

O Dia Marítimo Mundial foi criado em 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO), entidade que deu origem à atual IMO. Desde então, a data passou a ser comemorada em todo o mundo, especialmente para destacar a importância das indústrias marítimas no comércio internacional.